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PADRÃO DE QUALIDADE

Hospital Regional em Paragominas comemora recertificação nacional por atendimento dos usuários

O HRPL obteve a renovação da certificação Acreditado Pleno Nível II

Por Ascom (Ascom)
04/07/2024 15h59

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, referência em atendimento de urgência e emergência em ocorrências tratadas pelas especialidades médicas de cardiologia e neurologia, obteve a renovação da certificação Acreditado Pleno Nível II, que destaca o compromisso contínuo com os padrões de qualidade e segurança no atendimento aos usuários, além do desenvolvimento integrado dos processos assistenciais.

E para celebrar a conquista, na quarta-feira, 3, a administração do HRPL promoveu comemoração na Recepção Central da unidade junto a usuários e acompanhantes, bem como o corpo de colaboradores do hospital que, de maneira simbólica, recebeu certificado por integrar o processo que culminou na acreditação. A celebração envolveu a entrega do certificado ONA II pelo diretor regional do Instituto Diretrizes, Lucas Evangelista Urel, bem como a fala dos diretores do HRPL, apresentação de vídeo comemorativo e coffee break de encerramento.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, recebeu com muita alegria a notícia sobre a renovação da certificação. “Parabenizo a gestão do Hospital Regional do Leste por essa conquista, mas especialmente os profissionais de saúde que assistem os usuários do SUS, prezando sempre pela qualidade da assistência e segurança dos pacientes”.

Bruna Marques e equipe multiprofissional do HRPL

O HRPL passou pelo processo de recertificação utilizando a metodologia do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que constatou que a unidade atende 80% dos padrões de qualidade e segurança do paciente, além de 70% dos padrões ONA de gestão integrada, garantindo a classificação ONA II, conhecida tecnicamente como Acreditado Pleno.

A diretora-geral da unidade, Gilvania Oliveira, comenta que a certificação demonstra o compromisso do hospital com a qualidade dos serviços prestados, que se tornou, ao longo dos dois anos de administração do Instituto Diretrizes, uma das principais características do HRPL.

"A acreditação é resultado do comprometimento da equipe multiprofissional do Hospital Regional do Leste com a comunidade e reforça as constantes melhorias no desempenho dos processos, mantendo o padrão de qualidade, focando em segurança assistencial, satisfação do cliente, humanização e resolutividade", enfatizou a gestora ao agradecer o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Além disso, a gestora diz que a acreditação é uma conquista de todos os servidores do HRPL, pois todos contribuíram para esse reconhecimento nacional da excelência de gestão da unidade hospitalar, colaborando para um atendimento de maior qualidade. “A recertificação traz mais responsabilidade à unidade e abre margem para buscar mais outros reconhecimentos. Fazemos parte de um grupo seleto de serviços de saúde do país que são acreditados”, finalizou Gilvania Oliveira.

Em 2023, o Regional do Leste registrou um total de 238.198 atendimentos, sendo 3.297 internações, 4.579 cirurgias, 3.407 atendimentos por urgência e emergência, 19.744 atendimentos ambulatoriais, 13.189 atendimentos pelo Serviço Social, 4.471 atendimentos do serviço de Psicologia, 24.134 atendimentos por Fisioterapia, 1.641 atendimentos por Terapia Ocupacional e 2.454 atendimentos por Fonoaudiologia.

Destacam-se ainda, 752 sessões de hemoterapia, 731 transfusões de sangue, 537 sessões de hemodiálise e 159.244 exames laboratoriais em pacientes internos e externos.
Esses números refletem o compromisso do hospital em fornecer serviços de saúde abrangentes e de alta qualidade. A média de 93,5% do índice de satisfação dos usuários demonstra a eficácia desses esforços em atender às necessidades da comunidade.

Aprovação - Bruna Marques, de 18 anos, expressa gratidão pelos cuidados e atenção recebidos no hospital. “Vejo essa conquista como muito importante, porque exibe a qualidade do serviço do hospital. Nós somos muito bem atendidos aqui. Os profissionais são todos muito legais, eles são muito pacientes, muito cuidadosos. Esse título é resultado dos esforços da gestão em proporcionar cada vez mais atendimento de qualidade para a população”, pontuou a estudante.

Segundo o coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRPL, Erick Paduano Lavor, o Regional do Leste, dentro da sua trajetória de acreditações, tem conduzido com sua equipe de gestores e colaboradores, processos e serviços com maturidade e respeito, não somente direcionado a Paragominas, como aos municípios próximos que dispõe de suas atividades.

“Ter hoje a reafirmação do certificado de acreditado pleno pela ONA, em conjunto ao Instituto Qualisa de Gestão, demonstra que o caminho percorrido pelo Instituto Diretrizes e HRPL tem sido de grandes conquistas, sabendo que sempre existirão pessoas necessitando de cuidados, e nós estaremos preparados para prestar o atendimento de qualidade que trabalhamos arduamente para fornecer”, finalizou.

HRPL - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital presta assistência de média e alta complexidade para uma população de cerca de 800 mil habitantes de 23 municípios da região nordeste estadual.

Serviço - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.