Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NEGÓCIOS

Setur promove seminário sobre a Rota Turística Belém-Bragança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/11/2015 13h27

Agentes de viagens, guias e bacharéis em turismo, empreendedores ligados ao setor e estudantes da atividade participaram do seminário “Conhecendo a Rota Turística Belém-Bragança”, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), na quarta-feira (25), no auditório Carlos Rocque, na unidade da Setur no bairro do Reduto, em Belém (PA).

A iniciativa teve por objetivo divulgar os atrativos turísticos e dar conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria nos 13 municípios que compõem a rota. O seminário reuniu profissionais de Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, Peixe-Boi, Igarapé-Açu, Tracuateua, Salinópolis e Bragança.

“Empreender é a chave para o sucesso de vocês. O empreendedorismo leva a realização de negócios. Que vocês sejam atores e façam parte de mais uma etapa de fortalecimento da rota. E o empreendedorismo é fundamental dentro da ótica seja do prestador de serviços como sob a visão do produto palpável”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “O turista precisa ser motivado e estimulado a consumir serviços ou produtos”, completa.

O coordenador de Planejamento das Políticas Públicas para o Turismo da Setur, Ivaldo Silva, fez a apresentação da Rota Turística Belém-Bragança aos mais de 80 presentes. “O turismo se utiliza da história como atrativo para fins de promoção e comercialização turística. Que vocês enquanto empresários possam formatar roteiros dentro da rota, pois ela é um catalisador para o desenvolvimento econômico da região”, disse.

Logo em seguida, o gerente de Estruturação de Destinos Turísticos da secretaria, Henrique Campos, falou sobre “Produção Associada ao Turismo”, tema muito importante para a consolidação da rota como fator de circulação de pessoas, mercadorias e capitais. “Segundo o conceito do Ministério do Turismo (Mtur) estamos falando de qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais ou culturais, materiais e imateriais, de uma determinada região ou localidade, capazes de agregar valor aos destinos turísticos”, explicou o gerente.

Por fim, os “Aspectos Turísticos-Econômicos da Rota Belém-Bragança” foram apresentados por Cléber Gomes, gerente de Estatística e Informação da Setur, que mostrou diversas oportunidades de lazer e de novos negócios, como restaurantes, cerâmica, pontos de venda de artesanato, hortifrutigranjeiros, especiarias como queijo caseiro, compotas, entre outros e balneários com infraestrutura de serviços, que poderão se beneficiar diretamente com um tempo de permanência maior dessas pessoas aos 13 municípios que compõem a rota. Desta forma, o turismo agrega valor na maioria das demais atividades produtivas.