Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Secretaria de Turismo do Estado (Setur) representa Pará na ExpoCatólica em SP

A feira é considerada a maior vitrine do segmento católico no Brasil. Estado reúne em seu estande o Círio de Nazaré, a Marujada e o Çairé.

Por Israel Pegado (SETUR)
04/07/2024 15h08

A Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur) está presente na ExpoCatólica 2024, que  ocorre até 07 de julho, no Pro Magno – Centro de Eventos, em São Paulo. A feira é considerada a maior vitrine do segmento católico no Brasil e visa conectar pessoas e marcas, com a participação de expositores e parceiros nacionais e internacionais, congregações, comunidades religiosas, editoras, lojas, distribuidoras, fabricantes, agências, influenciadores, cantores e personalidades católicas. A comitiva do Pará é composta por servidores, empresários e o secretário-adjunto de Turismo, Lucas Vieira.

O Estado do Pará, conhecido por seus eventos de turismo religioso, está representado na feira com um estande de 54m² reunindo o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Marujada de São Benedito em Bragança e o Çairé em Alter do Chão (Santarém). 

Para além do pavilhão de exposição, durante os quatro dias de evento, a Setur articulou uma agenda de encontros com representantes do trade de turismo e programou atividades para engajar os visitantes e promover o turismo religioso no Pará. 

Nesta sexta-feira (05), a Setur realizará a capacitação de agentes de viagens e operadores com foco no destino Bragança e na Marujada de São Benedito. Já no sábado (06), às 16h, o Pará promove um cortejo com a imagem de São Benedito em plena feira da ExpoCatólica com a presença do Capitão e Capitoa da Marujada. Após o cortejo, será feita sessão de autógrafos com Frei Alvaci Mendes da Luz, autor do livro "Um Preto no Altar", que retrata a história da festividade. 


Eventos religiosos do Pará apresentados na ExpoCatólica:

-O Çairé em Alter do Chão é comemorado em setembro, mistura elementos religiosos e profanos e inclui a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. Em 2023, reuniu mais de 30 mil turistas.

-O Círio de Nossa Senhora de Nazaré vem atraindo cada vez mais turistas em busca do turismo religioso e de experiências. O evento recebeu 80 mil turistas em 2023 e movimentou cerca de R$ 150 milhões na economia estadual.

-A Marujada de São Benedito é realizada em 26 de dezembro. A procissão possui mais de dois séculos de tradição e é um dos eventos mais importantes para os bragantinos, destacando-se pela dança e pelas roupas tradicionais em vermelho e branco.

Turismo Religioso - é um dos segmentos mais significativos no Brasil, movimentando a economia e expressando a fé de milhões de pessoas. Anualmente, são realizadas aproximadamente 8,1 milhões de viagens domésticas motivadas pela fé, chegando a 18 milhões quando somados os excursionistas. Em termos de turismo internacional, o Brasil recebe cerca de 50 mil turistas por ano com fins religiosos. Este tipo de turismo envolve visitas a santuários, templos, igrejas históricas, esculturas, monumentos e pontos turísticos que atraem fiéis durante todo o ano.