Em Bragança, alunos do Pronatec recebem certificação do Governo do Estado
O objetivo principal do programa é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Em ampla agenda do Governo do Estado no município de Bragança, nesta quarta-feira (03), alunos da cidade que participaram de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), receberam, das mãos do governador Helder Barbalho, o certificado de formação que reconhece a aquisição de aprendizado nas áreas escolhidas pelos estudantes e os deixam aptos para o mercado de trabalho.
Um ato simbólico marcou a cerimônia de entrega. Alunos representantes dos cursos de Microempreendedor Individual - MEI, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem e Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, com duração de três meses, simbolizaram a turma e receberam, do governador Helder Barbalho, o documento. Ao todo, mais de 240 alunos receberão o documento da coordenação local do Pronatec/Sectet, em data a ser informada em breve.
Sobre o Pronatec - Criado em 2011, o Pronatec é um programa do Governo Federal realizado em parceria aos governos estaduais. O objetivo principal é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. É mais uma ferramenta de acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam alcançar grandes oportunidades na vida profissional.
O programa tem como finalidade expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação técnica de qualidade, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos.
Os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pelo Pronatec tem alta taxa de empregabilidade, o que torna o programa ainda mais atrativo para os estudantes que pretendem ingressar de forma rápida no mercado de trabalho. Além disso, a oferta de cursos presenciais e a distância também é mais um ponto positivo do projeto.