Sedap participa do Cacaufest em Medicilândia
Maior produtor de cacau do Pará, o município é sede do tradicional evento que inclui além de degustação, atrações culturais, encontros científicos, rodeio e festival do cacau
Conhecida como a "Capital do Cacau", a cidade de Medicilândia, localizada na Região de Integração do Xingu, sediará até o próximo sábado, 6, o XII Cacaufest, programação realizada pela Prefeitura com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. O evento conta com o aporte de recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau).
Medicilândia é considerada a maior produtora de cacau no Pará, com uma produção média de 50 mil toneladas por safra e conta com a participação de cerca de 3 mil produtores. A cidade está localizada na região popularmente conhecida como Transamazônica, em função da extensa rodovia BR-230 – que passa ao longo dos municípios com maior produção de cacau do Pará, entre os quais, Uruará e Novo Repartimento.
Símbolo - O objetivo do Cacaufest é divulgar e estimular a produção e consumo do fruto que já se tornou símbolo do município. A programação conta com a participação, além de produtores, de entidades representativas – como as cooperativas locais – pequenas indústrias, técnicos do setor agrícola além de um público apaixonado pelo cacau e seus derivados.
A abertura oficial do evento foi realizada na noite da última terça-feira, 2, na Câmara Municipal e contou com a participação de representantes de instituições públicas e privadas e de produtores locais.
A Sedap participa com uma equipe formada, além do secretário-adjunto, João Leão Ramos, por representantes do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Cacauicultura (Procacau), do gabinete da instituição e da Diretoria Agropecuária (Didag). A abertura contou com a participação do prefeito do município, Júlio César do Egito.
No último Chocolat Xingu, realizado em Altamira, o município de Medicilândia teve a participação de representantes locais, entre os quais, produtores premiados nacional e internacionalmente. Durante o Cacaufest, o público tem a oportunidade de degustar e conhecer de perto a qualidade e variedade do cacau de Medicilândia, conforme enfatizou o secretário adjunto da Sedap. Durante o seu pronunciamento, ele ressaltou a importância da programação não apenas para a economia local, mas para o incentivo do consumo como também para promover a produção local.
Programação - Até o próximo domingo, a semana do cacau oferta uma vasta programação como Fórum da Cacauicultura, Cozinha Kids e Cozinha Way, rodeio, show com artistas locais, tratoraço, torneio de Cata e Quebra do Cacau, concurso da Rainha do Cacau e do melhor cacau e festival de chocolate.
A equipe da Sedap que acompanha o Cacaufest conta com a participação, ainda com a chefe de gabinete, Ana Rosa Oliveira, os engenheiros agrônomos, Fernando Reis e Dulcimar Melo (ambos lotados no Procacau), coordenador da regional de Altamira, Luiz Octávio Rebelo Júnior, o diretor da Didag, Dvandro Oliveira e o gerente de transporte, Renildo Viana.