Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CIIR realiza Oficina de 'Sabão Ecológico' com incentivo à preservação do meio ambiente 

Atividade ambiental ensina que o óleo pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral

Por Pallmer Barros (CIIR)
03/07/2024 16h50

Promover a conscientização quanto ao impacto ambiental causado pelo descarte incorreto do óleo de cozinha após o uso na produção de alimentos, é fomentado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, que promoveu na tarde desta quarta-feira (3), a Oficina de “Produção de Sabão Ecológico” que tem o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, ação de educação sustentável conduzida pela Comissão de Sustentabilidade e que envolve usuários e acompanhantes. 

“A grande maioria das pessoas, ao lavar a louça, joga o óleo pelo ralo da pia da cozinha, atitude que agride o meio ambiente, através dos esgotos indo parar em rios e mares. Com a chegada da 30ª Conferência das Partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), no ano que vem, em Belém, o CIIR está intensificando ainda mais os seus projetos ambientais para a conscientização social”, destaca a presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Denise Morais.   

Em meio à promoção de saúde pública ofertada à população paraense, a atividade ambiental ensina que o produto pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral, como por exemplo, lavar louças.

Entre as participantes entusiasmadas esteve Yasmim Braga, de 19 anos. Acompanhando o primo em atendimento, aproveitou a atividade para aprender e levar para casa a conscientização ambiental. “Estava esperando o meu primo finalizar a terapia e recebi o convite da Comissão de Sustentabilidade para participar da oficina; achei interessante e importante para cuidar do nosso meio ambiente. Sou engajada à causa e, com certeza, pretendo testar em casa e compartilhar com os familiares”. 

Projetos - Mensalmente, as atitudes sustentáveis seguem no CIIR em um ambiente arborizado com 1.640m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, que são colhidas e distribuídas para a comunidade assistida com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.

O espaço é utilizado para a realização de terapias ao ar livre que é composto por uma cascata para proporcionar conforto térmico ao ambiente, minimizando o calor e, principalmente, promover a sonoridade, pois o som emitido pela água caindo ao chão, leva tranquilidade ao reabilitando em atividade terapêutica.

Outra ação de educação ambiental é a “Feira Sustentável” com o intuito de valorizar e oportunizar a um comércio de sustentabilidade oriundo de reaproveitamento empreendedor, além do “Eco CIIR” que realiza a coleta e destinação correta de resíduos. 

O E+ Reciclagem, em parceria com a empresa Equatorial Energia, estimula os profissionais a trazerem resíduos ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material. Denise Morais, presidente da Comissão, esclarece que quem mais contribuir, recebe o selo “Atitude Sustentável” e participa do sorteio anual do saldo gerado, podendo ser contemplado com desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.