“Capacita COP 30” concluiu as aulas da turma de Hospedagem e Hotelaria com visita a hotel 5 estrelas em Belém
A atividade marcou o fim das aulas e foi organizada para que os alunos colocassem em prática, tudo o que aprenderam ao longo do curso
No início desta semana, a primeira turma de Hospedagem e Hotelaria do programa Capacita COP 30, oferecido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), realizou uma visita técnica ao Hotel Princesa Louçã, localizado na Avenida Presidente Vargas, em Belém.
A atividade marcou o fim das aulas e foi organizada para que os alunos colocassem em prática, tudo o que aprenderam ao longo do curso. A primeira turma de Hospedagem e Hotelaria foi composta por 35 alunos, que se encontraram ao longo de 10 aulas com um total de 40 horas de duração.
“Fechar com visita técnica é importante porque eles vão ter noção da proporção de geração de emprego e renda. Isso aprimora a dimensão que eles vão ter de toda a variedade de produtos que o Hotel Princesa Louçã oferece para o mercado. Quando a gente está formando um quadro de uma turma grande como essa, sabemos que estamos abrindo vaga no mercado de trabalho”, comentou o professor da turma de Hospedagem e Hotelaria, Jackson Tavares, sobre a relevância que esse tipo de atividade tem para a formação de mão de obra apta para atuar durante a COP 30, em Belém.
O professor ponderou que a conferência climática, que irá ocorrer em novembro de 2025, já está rendendo bons frutos. Ele acrescentou que a formação de profissionais para o seguimento de hospedagem e hotelaria, por meio do Capacita COP 30, deixará um ótimo legado para a cidade.
“Vários eventos já estão acontecendo, não só em Belém, mas também em outras cidades, como Santarém e Salinas. Hoje nós já temos novos hotéis cinco estrelas sendo construídos em Belém, e os próprios moradores já estão preparando suas casas para receber hóspedes. Sabemos que essa questão de hotelaria e hospedagem é um fator fundamental e essa capacidade da gente colocar mão de obra, via Sectet, vai fazer diferença com certeza”, declarou Jackson.
O gerente-geral do Hotel Princesa Louçã, Elimar Neto, destacou a dimensão que a COP 30 terá para o setor de turismo em Belém, e elogiou a iniciativa da Sectet de buscar a formação de pessoas para trabalhar durante esse período. “Não apenas o Hotel Princesa Louçã, mas outros hotéis também estão precisando de mão de obra. A Sectet vai formar alunos para que esse setor seja englobado por diferentes áreas. Então, o turismo nesse período de COP 30 vai precisar de muita mão de obra para desenvolver o melhor trabalho de hospedagem para a cidade de Belém”, completou.
A aluna do curso, Vanda Lima, compartilhou que embora trabalhe com enfermagem, sempre teve interesse de atuar também como uma profissional do setor de Hospedagem e Hotelaria e que com a implementação do programa Capacita COP 30, pode finalmente ter sua sonhada formação. “É uma experiência maravilhosa que a gente não tem nem como expressar. A COP 30 é algo muito bom para Belém do Pará. Para mim, está sendo maravilhoso, porque eu gosto muito dessa área de hotelaria e turismo. É uma coisa que você faz com alegria, além de conhecer outras pessoas e outras culturas”, concluiu Vanda.
Capacita COP 30 - Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em pareceria com Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e mais de 20 parceiros, busca promover a qualificação profissional para mais de 12 mil pessoas nas áreas de turismo, produção alimentícia, infraestrutura e segurança na Região Metropolitana de Belém, Santarém, Salinópolis e Região do Marajó.
Texto: Deivid Martins - Ascom/Sectet