Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto Choro do Pará encerra primeiro módulo com concerto gratuito no Teatro Waldemar Henrique

Apresentação contará com clássicos de grandes compositores, como Luiz Gonzaga, Pixinguinha e Altamiro Carrilho

Por Helena Saria (FCP)
02/07/2024 19h41

O primeiro módulo de 2024 do projeto Choro do Pará será encerrado com um concerto no Teatro Waldemar Henrique, na próxima quinta-feira (4), a partir das 20h. A entrada é franca, e o repertório inclui músicas de renomados compositores como Luiz Gonzaga, Candinho, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Humberto Teixeira, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Paulinho Moura, Zé Dantas e Altamiro Carrilho.

O Choro do Pará é um projeto que a Fundação Cultural do Pará (FCP) mantém há mais de 18 anos, sendo uma das primeiras escolas gratuitas de Choro do Brasil, de ensino não formal, que oferece a músicos profissionais, amadores, alunos de graduação em música e alunos das escolas técnicas de música, aulas que ocorrem regularmente na Casa das Artes por meio de oficinas de percussão, violões de seis e sete cordas, cavaquinho e instrumentos solo. 

Paulo Moura, coordenador de Linguagem Musical da FCP e responsável pelo projeto, explica que a importância do choro como gênero musical está em seu valor histórico e cultural. “O choro nasceu no Rio de Janeiro no final do século XIX e é uma síntese da música negra, branca e indígena. Tem características rítmicas e harmônicas que influenciaram muitos gêneros musicais brasileiros, como o samba, a bossa nova e o MPB. Por isso, projetos como o Projeto Choro do Pará são muito importantes para preservar e divulgar o legado cultural brasileiro. Além disso, a oportunidade de aprender um instrumento musical gratuitamente pode mudar a vida de muitas pessoas, dando uma profissão e um meio de expressão artística", conclui.

Moura destaca também a importância do projeto na formação de novos grupos musicais. "O projeto tem como objetivo não deixar o gênero choro morrer, fortalecer esse gênero e, a partir dele, formar novos grupos, como tem acontecido a partir das aulas gratuitas oferecidas, e também incentivar para que um músico amador ou profissional conheça o choro", conclui. A iniciativa já gerou vários grupos de choro, como o Charme do Choro, Fruto do Fruto e Choro com Café.

Serviço:

Evento: Encerramento do primeiro módulo do projeto Choro do Pará 2024
Data: 4 de julho (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República)
Entrada Franca.