Emater realiza mais entregas de benefícios para comunidade do entorno da Ceasa
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar garante aos pequenos agricultores o acesso às políticas pública
Mais 25 famílias de agricultores que ficam no entorno da Ceasa receberam o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), benefício que garantem acesso às políticas públicas. As entregas aconteceram nesta terça-feira, 02, na própria comunidade e é a segunda entrega dos documentos para o projeto da nova "Avenida Liberdade", do qual a comunidade pertence.
Segundo o supervisor adjunto da Regional das Ilhas, Denilson de Sousa, o CAF é um documento essencial e primário para que os agricultores familiares possam ter acesso a créditos rurais.
"O pontapé inicial é o CAF para que os agricultores possam ter acesso a outros benefícios, como crédito rural para investir em sua produção melhorando a qualidade dela. Ressaltamos também, a parceria com a Semas, que está organizando este projeto da Avenida Liberdade, e assim concluir o compromisso do Estado com essas famílias".
O CAF é a identidade do agricultor, que também permite a eles a comercialização dos seus alimentos produzidos e garante mais renda e geração de emprego. Além de proporcionar aos agricultores acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para fins de acesso ao crédito rural, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O agricultor Pedro Pantoja da Cunha, vive na comunidade há trinta anos, trabalha com a produção de açaí e está muito feliz por receber o CAF e poder ter acesso a diversos benefícios. "Antes éramos esquecidos, e agora estamos sendo vistos, recebendo benefícios. E com o documento poderei ter acesso ao crédito rural, ter mais opção de venda da minha produção. Espero melhoras também para a nossa comunidade".
Todos os agricultores familiares já são atendidos pelos escritórios da Emater de Ananindeua e Belém, e esta é a segunda entrega dos CAFs para as comunidades que fazem parte do projeto do Governo do Estado da nova avenida, que envolve várias outras instituições estaduais, entre elas a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que está organizando o projeto.
"Este vai ser um processo continuado dentro do projeto para a área, é um compromisso nosso atender a todos os pedidos da comunidade. Cada instituição é responsável por uma solicitação da comunidade e hoje estamos entregando o CAF, que é de competência da Emater, para que só agricultores possam ter acesso aos demais benefícios", destacou Rodolpho Zahluth, secretário adjunto de Gestão e Regularidade da Semas.
No início do mês de junho, 50 famílias receberam o cadastro nacional, que ao todo beneficiará mais de 300 agricultores das comunidades Sítio Bom Jesus, Nossa Senhora dos Navegantes, entorno da Ceasa e do Território Quilombola do Abacatal, que fazem parte do projeto.
Além dos CAFs, a Emater também irá proporcionar a esses agricultores cursos técnicos de manejo de açaí, sistemas agroflorestais e manejos de animais da avicultura, para que possam aumentar a qualidade de suas produções e assim, gerar mais renda para as famílias.
O projeto do Governo do Estado também prevê às comunidades a execução do poço e rede de distribuição, e a construção de uma unidade básica de saúde e área de lazer.