Em Belém, Caravana de Ciência e Tecnologia, da Sectet, atrai público de todas as idades
Evento itinerante busca viabilizar o conhecimento nas áreas técnica e científica, por meio de feiras e oficinas em sala de aula
Até o dia 5 de julho, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), promove a Caravana da Ciência e Tecnologia (CTT) pela primeira vez na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. O evento itinerante, que já percorreu diversos locais em todo Estado, busca viabilizar o conhecimento nas áreas técnica e científica, por meio de feiras e oficinas em sala de aula.
A programação também inclui exposições de inúmeros experimentos e pesquisas das áreas de ciências naturais, geografia e computação, além da experiência com contato a vários tipos de equipamentos tecnológicos, como os óculos de realidade virtual e o Gerador de Van de Graaff, que consiste em uma máquina de eletrização por atrito, famosa por causar o efeito de arrepio nos cabelos. Nas oficinas, os alunos aprendem conhecimentos na área de desenvolvimentos de aplicativos, modelagem 3D, robótica, audiovisual e empreendedorismo.
“Sempre que o aluno sai daqui, ele sai com a cabeça mais evoluída. Ele aprende coisas que talvez não sejam do alcance dele, como fazer robótica, que até mesmo em algumas escolas particulares não tem. Então, um aluno de comunidade ter essa oportunidade é de fundamental importância”, disse a coordenadora da CTT, Mariana Bechara, sobre o impacto positivo que a experiência causa nos estudantes.
As oficinas contam também com a participação de pessoas que já terminaram a escola e estão em busca de uma de uma formação a mais para o currículo. Bernadete Aquino, de 46 anos, é aluna da sala de modelagem 3D e afirma que é importante estar sempre renovando as possibilidades de profissionalização para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo. “Eu quero conhecer, aprender e poder empreender, porque isso é algo que está bastante em alta agora. Além disso, eu posso repassar esse conhecimento adquirido para meu filho”, ressaltou.
Para Edson Marcos Pereira, de 64 anos, a iniciativa da Caravana da Ciência e Tecnologia, comandada pela Sectet, é uma oportunidade de inserir pessoas que não têm tanta prática com a tecnologia. “É um aprendizado para mim. Hoje em dia, se nós não estamos inteirados no mundo das tecnologias, acabamos ficando para trás”, disse Edson.
Para a estudante Amanda Mirela, de 12 anos, as exposições e oficinas estão sendo uma possibilidade de bastante aprendizado. “Eu tive a oportunidade de saber sobre modelagem 3D, que eu ainda não conhecia. Me interessou bastante”, completou.
Serviço
Caravana da Ciência e Tecnologia (CCT)
Data: até 5 de julho
Horário: 9h às 13h
Local: Usina da Paz Jurunas/Condor, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Av. Bernardo Sayão e Trav. Honório José dos Santos.