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Seduc realiza primeiro encontro do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso pela alfabetização 

Grupo técnico instituído pela Seduc em parceria com a Undime e TCM visa potencializar a alfabetização na idade certa 

Por Elisângela Soares (SEDUC)
01/07/2024 19h43

Nesta segunda-feira (01), a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realizou o primeiro encontro do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC). Instituído pela Seduc, o grupo técnico conta com a parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PA) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) em um esforço conjunto pela garantia da alfabetização na idade certa a partir do programa Alfabetiza Pará, do Governo do Pará, e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal. A reunião aconteceu na sede da Seduc, em Belém. 

“Temos um desafio muito grande no Estado: garantir que nossas crianças tenham todas as condições e ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento pedagógico. Garantir que todas elas estejam plenamente alfabetizadas na idade certa é uma prioridade do governo Helder Barbalho e, sem dúvidas, de todos os municípios paraenses, que são diretamente responsáveis por essa etapa de ensino. Estamos trabalhando em conjunto com a Undime e com o TCM a partir do programa Alfabetiza Pará, com esse Comitê fundamental, para melhor apoiar os municípios".

Independentemente da etapa de ensino e da separação do que é responsabilidade do município e o que é responsabilidade do Estado, toda criança sairá da rede municipal para a estadual, é nosso papel estar junto com as prefeituras fortalecendo o processo de alfabetização, de ensino-aprendizagem”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

O líder da pasta da Educação ainda reforçou a importância desse primeiro encontro do CEEC. “Tivemos um resultado muito positivo a nível nacional. Somos um dos únicos estados do Brasil que conseguiu avançar na alfabetização nos últimos anos, mas não podemos parar por aí, esse é só o começo. Esse primeiro encontro do Comitê, com todos os integrantes, foi fundamental para que, juntos, possamos avançar ainda mais.”, completou. 

O Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC) tem a finalidade de realizar o acompanhamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Alfabetiza Pará, bem como para colaborar com a implementação de políticas, programas e ações no território paraense em defesa da garantia do direito à alfabetização. O comitê é responsável por apreciar e propor melhorias à Política de Alfabetização do Território do Pará; apreciar relatórios referentes ao monitoramento da implementação do programa Alfabetiza Pará e das demais ações do âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e apoiar a mobilização das redes para participação nas ações previstas pelos eixos do programa estadual. 

Presente no encontro, Elen Cristina da Cruz Alves, presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-PA), comentou sobre o envolvimento das prefeituras e secretarias municipais com a alfabetização. “Eu acompanho de perto esse processo de resultado das secretarias municipais. Nós estivemos presentes no evento do Governo Federal, representando o Pará, e foi interessante porque o ministro fez uma apresentação falando sobre o que o Brasil precisa fazer, que é o que a Seduc irá fazer. Esse momento vai ser muito significativo, é quando a gente vira totalmente essa chave, e todo mundo vai estar muito envolvido. Eu não tenho dúvida que nós, no segundo semestre, vamos ter mais resultado do que já tivemos. Esse momento vai ser ímpar para o Estado do Pará.”, constatou. 

“É uma satisfação participar desse encontro do grupo do Alfabetiza Pará.Já ficou claro que na primeira etapa do programa nós já tivemos resultados mensuráveis, visíveis, eu pessoalmente pude verificar que realmente vem dando certo. E chamou muita atenção nas últimas visitas que eu fiz agora no Marajó, porque em todas as escolas os diretores, os professores colocavam crianças para ler, crianças do segundo ano que antes não estavam devidamente alfabetizadas, para mostrar que tinham já se alfabetizado graças a Alfabetiza Pará. O fato de colocar o aluno para ler, mostrar que nós estamos fazendo o nosso dever de casa, mostra também que o trabalho e a articulação vem dando certo, que é possível crescer. Então, o caminho é esse, essa articulação do Estado colaborando com os municípios, os municípios empenhados, todos mobilizados para que efetivamente o Estado do Pará melhore ainda mais o seu índice de alfabetização, o índice de educação do Estado.”, comentou Cezar Colares, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA). 

Dados - O Estado do Pará mais que dobrou o número de crianças leitoras. No início de 2023, apenas 21% dos estudantes que cursavam o 2° ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública estadual e municipal conseguiam ler fluentemente. Após um ano do Programa Alfabetiza Pará, o número já chegou a 48%. 

“Importante destacar que a rede estadual atingiu 56%, enquanto as redes municipais ficaram com 43%. Apesar de ser uma responsabilidade do poder municipal, o Estado do Pará, dentro do regime de colaboração, lançou o Alfabetiza Pará, o que desencadeou o crescimento em todo o território paraense”, destacou o secretário Rossieli Soares.

Segundo relatório divulgado no último mês de junho pelo Governo Federal a partir do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Pará está entre os 6 estados que mais melhoraram seus índices de alfabetização com relação a 2019, período anterior à pandemia do Covid-19. 

Avaliação de Fluência Leitora - Como parte das ações, o programa Alfabetiza Pará realiza a avaliação de fluência leitora e escrita nos municípios que já aderiram à iniciativa e distribui continuamente material didático às redes municipais que fazem parte do programa no Estado.

No ano passado, foram distribuídos 829 mil materiais didáticos para estudantes e docentes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental 1, sendo 788 mil materiais para os alunos e 41 mil para os docentes.

Texto de Marcelo Júnior - Ascom/Seduc.