Estado fecha o semestre com mais de 1.900 servidores qualificados pela Escola de Governança
A instituição já elaborou a grade de cursos para o segundo semestre e abriu inscrições para as qualificações que serão oferecidas em agosto
A cada semana, o Governo do Pará oferece cursos de qualificação profissional para servidores que atuam na administração pública estadual na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), órgão que promove formações. Só no primeiro semestre deste ano, 1.918 servidores públicos foram capacitados nos cursos presenciais ofertados pela instituição.
“Trabalho como pregoeira há quase três anos e acho muito importante que o governo do Estado esteja oferecendo esse espaço para troca de informações e vivências com outros servidores. Ter o professor disponível para tirar nossas dúvidas nos deixa muito mais seguros para atuar no nosso trabalho, e isso reflete na sociedade, que é o objetivo principal do que fazemos”, disse Agnes de Leão, servidora da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que fez o Curso de Formação de Pregoeiro. Turmas de alunos capacitados a cada semestre pela EGPA
Parte dos cursos é na modalidade in company, uma das ofertas de qualificação, que busca atender às demandas específicas das secretarias e órgãos do Estado.
Já receberam formações específicas solicitadas à EGPA o Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); Hospital Ophir Loyola; Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
A agente de Desenvolvimento e Capacitação do Hospital Ophir Loyola, Graça Silveira, destacou a importância desta modalidade de formação para o Hospital, que é um dos principais solicitantes de cursos in company para a EGPA. “Nossos clientes possuem uma especificidade, e nossos servidores precisam de capacitação para os atendimentos. Mas, por conta dessa especificidade, nos preocupamos em trazer as formações para dentro do Hospital, para possibilitar uma participação de mais servidores, sem que eles tenham que sair do seu ambiente de trabalho”, acrescentou.Inscrições - Para este segundo semestre, a EGPA já selecionou a grade de cursos que serão realizados mensalmente de forma presencial na instituição. As formações de agosto já estão com inscrições abertas pelo site da Escola - egpa.pa.gov.br. “Nosso objetivo principal é atender às demandas dos servidores, por isso os cursos escolhidos foram organizados a partir das turmas mais procuradas no primeiro semestre, como os cursos voltados às etapas da licitação”, informou o diretor-geral da EGPA, Helvio Arruda.
As formações de cursos livres presenciais, com carga horária de até 20 horas, são ofertadas para servidores públicos estaduais e municipais, desde que o Termo de Cooperação Técnica do município com a EGPA esteja atualizado. As inscrições são sempre realizadas on-line. Para as turmas in company, a solicitação pode ser feita seguindo o passo a passo do Manual para Parceria, disponível no site egpa.pa.gov.br.