Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Pará conquista mais dez medalhas nas Paralimpíadas Escolares em Natal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/11/2015 20h24

Em mais um dia de competição nas Paralimpíadas Escolares, nesta quinta-feira (26), o Pará conquistou dez medalhas (seis de ouro, três pratas e um bronze), além de ter sido premiado como campeão geral no judô e ter recebido um troféu do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Estado segue na competição com 27 medalhas, das quais onze ouros, dez pratas e seis bronzes. A competição ocorre em Natal (RN).

O maior destaque desse segundo dia de competição foi a natação, que conquistou três medalhas de ouro e duas pratas. As atletas Lucilene Silva Souza, do Instituto Álvares de Azevedo, e Maria José de Araújo, da Escola Estadual Plínio Pinheiro, de Marabá, foram destaque nos 100 metros livre e conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente. “Estou muito feliz por ter conseguido essa medalha, conquista que significa muito para mim, pois apesar das dificuldades estou aqui e consegui vencer os desafios”, disse Lucilene.

O atleta Matheus Ramos, da Escola Municipal Nossa Senhora de Aparecida, de Barcarena, conquistou ouro nos 100 metros livres e prata nos 100 metros peito. Jaqueline Camilo, de Marabá, levou ouro nos 100 metros peito. “Quero muito continuar no esporte e posso contar com o apoio incondicional dos meus pais e professores, pois o esporte mudou a minha vida”, destacou Jaqueline, a única atleta biamputada da natação.

A atleta do Pará Adriane Minas conquistou medalha de prata nos 100 metros rasos, classe T47, e medalha de bronze no arremesso de peso na classe F46. Adraiane é aluna da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (Apae) e cursa o primeiro ano do ensino médio. Ela disse, que apesar de competir na natação, seu foco também é o atletismo. “Minha paixão é o atletismo, e se puder quero ser triatleta paralímpica, estou apostando nisso”, frisou.

A aluna Maria de Jesus dos Santos, da Escola Estadual Benvinda de Araújo Pontes, de Abaetetuba, conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso, classe T36. O judô do Pará foi destaque na competição e ganhou o troféu de campeão geral, pois conquistou ouro na categoria peso leve e ouro na categoria absoluto, até 73 quilos, com o atleta Thiego Marques. Além disso, levou duas medalhas de prata com a atleta Larissa Oliveira, na categoria meio leve e absoluto.

Os atletas Thiego e Larissa participam do projeto Judô Solidário, desenvolvido pela Associação Esportiva e Paraesportiva do Sul e Sudeste do Pará, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte de Parauapebas. Segundo o técnico de judô do Pará, Antônio Sérgio, esse é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há cinco anos com alunos de escolas públicas e privadas. “É um trabalho feito com muita dedicação. Queremos levar esses atletas para a seleção paralímpica. Eles têm muito potencial”, destacou.