Seplad abre novas inscrições para cursos presenciais de capacitação no Japão
Iniciativa é parceria da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) com a Japan International Cooperation Agency (Jica)
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), em parceria com a Japan International Cooperation Agency (Jica), abriu o processo de seleção para servidores estaduais para os cursos de Capacitação para Gerenciamento de Qualidade do Ar; Desenvolvimento de Políticas de Reciclagem e Policiamento Comunitário.
Os cursos serão feitos de modo presencial no Japão e as inscrições seguem abertas até o dia 20 de julho e devem ser feitas pelo formulário “Application Form”, disponibilizado no site da Seplad, e encaminhadas para o e-mail (npma.planejamento@seplad.pa.gov.br) do Núcleo de Planejamento (NPLA), devidamente preenchido e assinado pelo secretário do Órgão.
“Investir na capacitação dos nossos profissionais é investir no futuro do nosso Estado, através dessas formações nossos profissionais estarão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios locais com soluções eficazes. Por isso, contamos com a participação de todos os servidores interessados, pois o crescimento individual de cada profissional reflete diretamente na melhoria dos serviços prestados à nossa população”, disse a secretária adjunta de Recursos Especiais da Seplad, Luiza Tuma.
A Jica é uma agência japonesa de cooperação internacional que oferece suporte técnico e financeiro para impulsionar o progresso socioeconômico em nações em desenvolvimento. A entidade costuma disponibilizar cursos e treinamentos destinados a aprimorar as habilidades de profissionais e servidores públicos dos países parceiros.
“Os cursos oferecidos pela Jica desenvolvem projetos que têm como foco o estado do Pará. E é também um investimento no servidor, pois eles se qualificam para poderem oferecer melhores serviços à sociedade, sendo uma forma do Governo estar cada vez mais presente nas ações voltadas paras as comunidades”, afirma Renan Abreu, coordenador de Inovação da Egpa.
A Seplad atua como intermediária entre os servidores interessados do Estado do Pará e a agência japonesa, responsável pela seleção nacional dos candidatos e pela publicação do resultado final.
Todo o processo de supervisão do processo de cadastramento é feito pela secretaria. Desde as etapas iniciais até a implantação do projeto piloto do servidor, a Seplad acompanha de perto todas as etapas. Além disso, a secretaria também organiza o acompanhamento pré e pós-viagem, realizando reuniões para orientar os colaboradores participantes.
“Estive presente no workshop da Jica e foi bastante esclarecedor pois eu não tinha conhecimento sobre os processos relacionados ao projeto, como eram os pré-requisitos para se inscrever, as dinâmicas e com certeza despertou um interesse em mim sobre possíveis intercâmbios e troca de conhecimento. Será muito importante para meu crescimento profissional e acho que vale a pena conferir para quem tem interesse”, disse Isabella Vilaça, perita criminal da Polícia Científica.
A Seplad divulga, para mais informações, os telefones do Núcleo de Planejamento (NPLA), da secretaria: (91) 3204-7429 e (91) 3204-7414.