Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Parceria entre Hospital Geral de Tailândia e secretarias municipais com oferta de caravanas para realização de exames

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
29/06/2024 15h53

Uma nova parceria entre o Hospital Geral de Tailândia (HGT) e as Secretarias Municipais de Saúde está ampliando o acesso a exames médicos oferecidos na unidade hospitalar, ao longo do mês de junho, que já viabilizou a realização de 217 exames. As secretarias estão unindo esforços para favorecer o acesso dos usuários a uma variedade de exames, com a oferta de transporte até a unidade hospitalar, com a organização de “caravanas”, beneficiando não apenas os residentes locais, mas também aqueles de municípios vizinhos, como Jacundá, Tomé Açu, Goianésia, entre outros e outros.

De acordo com o diretor Técnico do HGT, Marcello Ferreira, a iniciativa colaborativa surge em um momento quando a demanda por serviços de saúde está em constante crescimento. “Com a parceria entre instituições de saúde, torna-se possível compartilhar recursos, expandindo assim o acesso a exames essenciais, como ultrassonografias, colonoscopia, endoscopia e consultas cardiológicas, para uma parcela ainda maior da população”, concluiu o gestor.

Para tanto, foram organizadas caravanas para realização de exames eletivos, fornecem atendimento mais amplo e inclusivo. Pacientes que antes precisavam viajar longas distâncias em busca de exames médicos agora podem acessar esses serviços mais próximos de casa.
A usuária Maria Francinete, 34 anos, moradora do município de Goianésia, comentou sobre sua experiência ao realizar uma ultrassonografia no HGT.

"Fomos muito bem atendidos desde o momento em que chegamos ao hospital. A equipe do Ambulatório foi muito atenciosa com a gente, e graças a Deus, tudo ocorreu bem. Esse ultrasson era muito importante para mim e, graças à essa parceria do nosso município com o hospital, pude realizá-lo de forma rápida e sendo bem tratada”, comentou a usuária.

Dados – O município de Jacundá registrou a realização de exames médicos para 51 pacientes, sendo 27 agendados para endoscopia, 1 para mamografia, 10 para ultrassom de Abdome e 4 para colonoscopia. Em Tomé Açu, um total de 146 exames foram realizados, com 120 realizados para endoscopia e 26 para colonoscopia. Destes, 20 exames tiveram foco em mamografia e ultrassonografia, reforçando o compromisso com a saúde preventiva na região.

Poliana Matos, enfermeira e representante da Secretaria Municipal de Saúde do município de Goianésia, ressaltou a importância da parceria firmada e o impacto positivo na saúde da população atendida. "Essa parceria tem sido verdadeiramente transformadora para nossa comunidade. Graças a ela, conseguimos ampliar consideravelmente o acesso a uma variedade de exames médicos. Estamos comprometidos em garantir que nossos munícipes recebam o melhor atendimento possível, e essa colaboração tem sido fundamental para alcançar esse objetivo", comentou.

Ações de humanização criativas- Segundo o médico do HGT, além de facilitar o acesso a exames, a parceria também está gerando um impacto positivo em termos de qualidade e eficiência dos serviços prestados. Com uma distribuição mais equitativa de pacientes entre os diferentes estabelecimentos de saúde, o tempo de espera é  reduzido e o atendimento foi otimizado, garantindo uma experiência mais satisfatória para todos os envolvidos.
Com a exibição de filmes e atividades lúdicas, os pacientes que aguardam esses atendimentos encontram uma forma criativa de tornar a espera mais agradável.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH)em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.