Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa promove ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Diabetes

Durante o evento, a população teve acesso aos serviços de medição de glicemia, teste rápido, avaliação nutricional, auriculoterapia, atendimento da da Coordenação de Saúde Bucal

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
29/06/2024 12h46

Neste sábado (29), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou uma ação especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Diabetes – 26 de junho, com diversos serviços gratuitos voltados à prevenção e ao controle dessa doença metabólica. 

A iniciativa da Coordenação Estadual de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CDCNT) da Sespa busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis para prevenir complicações graves associadas ao diabetes.

"A ação é alusiva ao Dia Nacional do Diabetes e a proposta é identificar essas pessoas que, muitas vezes, não têm acesso e nunca fizeram uma dosagem glicêmica. Chamamos a atenção para os fatores de risco relacionados e os desdobramentos do agravamento do diabetes ", ressaltou Sílvia Corrêa, coordenadora estadual da CDCNT.

Durante o evento, a população teve acesso aos serviços de medição de glicemia, teste rápido, avaliação nutricional, auriculoterapia, atendimento da da Coordenação de Saúde Bucal.

Geanne Miranda, nutricionista e técnica da CDCNT, enfatiza a relevância do alerta para a população. “Realizamos uma forma de alerta e orientação à população, sobre a importância de se prevenir, de buscar um diagnóstico. Existem muitas pessoas que nunca fizeram uma aferição de glicemia e isso é muito importante para diagnosticar precocemente e manter o controle dessa doença, orientando aquelas pessoas que estão com glicemia alterada a buscar consulta médica para um diagnóstico definitivo e sinalizando em relação à prevenção”, afirma. 

Georgina Pereira é lojista no Parque Estadual do Utinga, e também aproveitou a ação para cuidar da saúde. “Eu acho perfeito, porque, às vezes, a gente não tem tempo de fazer e aqui já estamos dentro do nosso ambiente de trabalho, juntamente a essas ações. Já medi a glicemia e está tudo certo”, comemora. 

Vânia Soares é merendeira e estava fazendo uma caminhada no local quando foi surpreendida pela ação e os serviços ofertados. “Vim aqui com uma equipe da Academia e com minha família fazer uma caminhada e aproveitei a ação”, relata. 

O diabetes é caracterizado pela presença de glicemias elevadas e está frequentemente associado a outras condições como sobrepeso, obesidade, hipertensão arterial, elevação de colesterol e/ou triglicerídeos e gordura no fígado. Essas comorbidades podem agravar os sintomas do diabetes e levar a sérias complicações para o paciente. 

Mesmo aqueles que não apresentam sintomas podem sofrer complicações microvasculares (retinopatia diabética, nefropatia diabética, neuropatia diabética) e macrovasculares (infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral - AVC), que podem reduzir a expectativa e a qualidade de vida.

A Sespa recomenda que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber orientações e reduzir as complicações do diabetes associadas a outros fatores de risco, como tabagismo, inatividade física, alimentação inadequada, sobrepeso e obesidade.
Por se tratar de uma doença progressiva, o diabetes, se não tratado adequadamente, pode levar a complicações severas, incluindo doenças cardiovasculares, insuficiência renal, perda de visão e até amputação de membros. 

Portanto, é essencial destacar a importância da prevenção e da adesão ao tratamento disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), associado às mudanças de hábitos e estilo de vida.

A ação da Sespa visa, além de prestar serviços de saúde, orientar a população sobre a necessidade de monitorar regularmente os níveis de glicemia e adotar um estilo de vida saudável para prevenir o surgimento ou agravamento do diabetes. 

A participação no evento é uma oportunidade valiosa para todos que desejam obter mais informações e cuidados em relação à saúde.

Texto: Jamille Leão - Ascom Sespa