Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARRAIAL DA AMAZÔNIA

Crias do Curro Velho fazem último ensaio do Auto Junino, atração cultural no final de semana

Clássico do folclore brasileiro, a história de Chico e Catirina é reinterpretada por crianças e adolescentes das oficinas de Iniciação Artística promovida pela FCP

Por Aycha Nunes (FCP)
27/06/2024 20h43

As Crias acertaram os últimos detalhes para as apresentações do Auto JuninoO último ensaio do Auto Junino 2024 das Crias do Curro Velho foi realizado na noite desta quinta-feira (27), reunindo cerca de 200 pessoas, a maioria crianças e adolescentes. Em sua 33ª edição, o espetáculo será apresentado na sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), no anfiteatro do Núcleo Curro Velho, em Belém, com entrada franca.

A montagem de 2024 traz a temática "Uma história junina de Chico e Catirina", clássico do folclore brasileiro, reinterpretado por crianças e adolescentes das oficinas de Iniciação Artística. Na trama, o vaqueiro Chico e a esposa Catirina ficam em apuros ao tentar salvar um boi muito estimado pelo patrão. A narrativa se desenrola em meio às festividades juninas, explorando elementos tradicionais, como o dia e a noite.

Suelem e Simon: amor pelo Curro Velho atravessa geraçõesO percussionista Simon Alexandre, 9 anos, já é veterano nas Crias do Curro Velho. Começou tocando caixa, e hoje domina também a zabumba e o triângulo. “Na minha primeira apresentação eu tinha 3 anos. Ainda não tocava muito bem a caixa, mas graças aos mestres Luca, Henrique e Paulo, hoje eu tô assim. Eu sou muito grato”, disse o menino, que pretende ser professor de Música no Curro Velho - unidade da Fundação Cultural do Pará (FCP).

A primeira apresentação oficial de Simon foi aos 3 anos, mas sua relação com o Curro Velho vem desde bebê, garantiu sua mãe, Suelem Miranda, uma das ex-crias. “A história da minha vida é no Curro Velho. Aos 9 anos, eu comecei a participar das oficinas e nunca mais me afastei. Eu amo este lugar, e consegui transmitir esse amor pro meu filho”, disse Suelem, que também participará do Auto Junino. “Criaram o grupo de dança das mães das Crias, e agora a gente pode participar dos espetáculos”, acrescentou.

Atrações - A programação cultural iniciará às 18h, com shows musicais, apresentação de grupo parafolclórico, quadrilha e pássaros juninos, além de venda de artesanato e comidas típicas. A companhia de circo "Nós Tantos" abrirá a programação de sexta-feira com o espetáculo "Circo e Carimbó", no anfiteatro do Curro Velho.

Em seguida, às 19h30, haverá o espetáculo “Uma história junina de Chico e Catirina”. A noite prosseguirá com a apresentação do pássaro junino Tucano - Mestra Iracema Oliveira, com o show de Sabino do Acordeon, e encerrando com o grupo Parafolclórico Paracauari.

No sábado, além do Auto Junino, haverá apresentação da ”Quadrilha Inclusiva Curro Velho” , do espetáculo “Brinquedo Poético de São João”, show musical de Pedrinho Calado e apresentação do grupo Parafolclórico Asa Branca.

No domingo, última noite do ciclo junino, o show musical de Thais Porpino e a apresentação do Nativos do Mangue estarão entre as atrações promovidas pelo Curro Velho.

O Auto Junino faz parte do "Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia”, realizado pelo Governo do Pará, por meio da FCP, envolvendo a produção artística e cultural nos cinco espaços da Fundação: Centur, Curro Velho, Casa da Linguagem, Casa das Artes e Teatro Waldemar Henrique.

Serviço: Auto Junino das Crias do Curro Velho. Datas: 28, 29 e 30 de junho, a partir de 18h, no anfiteatro do Curro Velho - Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, bairro do Telégrafo, em Belém. Entrada franca.