Em Belém, Seaster realiza feirão de empregos com oferta de vagas para pessoas com deficiência
Quinze empresas estiveram presentes no evento. As vagas ofertadas eram, em sua maioria, nos setores do comércio e serviço
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), realizou nesta quinta-feira (27) um feirão de vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) e beneficiários reabilitados do INSS.
Ao chegar no feirão, os trabalhadores participavam de um cadastro no banco de vagas do Sine, recebiam a carta de recomendação e eram encaminhados para a entrevista. Ao longo do evento, cerca de 400 pessoas foram atendidas.
Francisco Borges, 55 anos, é usuário do CIIC há alguns anos. Ele conta que está desempregado há dois meses e foi até o feirão em busca de novas oportunidades. “Estava trabalhando em um restaurante, mas fui despedido tem dois meses, e quando soube do feirão achei uma boa oportunidade pra tentar uma vaga no mercado de trabalho. Eu já conheço o trabalho do Centro, já estive aqui outras vezes e gosto bastante do atendimento. Saí de casa com a esperança de que vou conseguir”.
Quinze empresas estiveram presentes no evento. As vagas ofertadas eram, em sua maioria, nos setores do comércio e serviço, com atuação em supermercados, farmácias, empresas de produtos de utilidades e de gêneros alimentícios.
Entre uma entrevista e outra, Cintia Tavares, analista de RH, comenta que iniciativas como essa contribuem para que as empresas encontrem perfis de trabalhadores com habilidades e expertises específicas, acelerando o processo de contratação e contribuindo com a inclusão de pessoas com deficiência nas mais diversas áreas de atuação.
“O feirão é fundamental e eu acredito que deveria acontecer todos os meses. É muito além de um cumprimento de cotas, a gente entende que, enquanto pessoa, existe uma necessidade produtiva de estar contribuindo junto à sociedade, além da necessidade financeira que também está presente. Temos um corpo de colaboradores que acolhem essa ideia, o que permite a permanência da pauta de inclusão dentro desse espaço de trabalho”, reforçou.
Além dos serviços de empregabilidade, os usuários puderam realizar a consulta ao seguro-desemprego e ao número do PIS, emitir RG, 2° via de certidão de nascimento, carteira de trabalho digital e ainda receber vacinação.
Inclusão - O feirão de empregos acontece anualmente no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania. O espaço dispõe, diariamente, de acolhimento psicossocial, incentivo à inserção ao mercado de trabalho, orientações para programas de habitação, serviços de saúde e encaminhamento para as políticas públicas da rede socioassistencial.
“Dispomos de vários serviços na área da saúde, habitação, assistência social, com atendimento de portas abertas, sem ser necessário encaminhamento prévio. Também realizamos o feirão de emprego, ação que já acontece há 3 anos e a cada ano percebemos uma aproximação entre o CIIC, os os usuários e as empresas, o que agrega um bom envolvimento em todas as ações desenvolvidas”, destaca Felipe Bordalo, coordenador do CIIC.