Semas e Agência Brasileira de Inteligência discutem atuação integrada
Uma das possibilidades é a atuação da Abin, em conjunto com o Estado, na segurança da COP 30, que ocorrerá no ano que vem, em Belém
Com objetivo de estreitar laços institucionais, representantes da Semas estiveram reunidos, na última terça-feira (25), com o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Pará, Juliano Ribeiro. A reunião foi realizada com membros da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (Aisc) da Semas.
Durante o encontro, os representantes da Aisc apresentaram a sua estrutura de organização e de outros departamentos da secretaria relacionados à área de inteligência, como a Diretoria de Fiscalização Ambiental (Difisc) e o Comitê de Monitoramento e Planejamento Estratégico para Fiscalização (Cfisc).
Na reunião foram traçadas estratégias de parceria para ação integrada de planejamento da estrutura de logística. Uma das possibilidades é a atuação da Abin, em conjunto com o Estado, na segurança da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). “Eu gostei muito da reunião, achei muito produtiva porque a Semas mostrou os trabalhos práticos que são realizados. Eu pude observar que existe muita congruência no que a gente faz e o que a Semas faz, então a gente pode planejar trabalhos conjuntos no futuro”, afirmou o superintendente da Abin.
Na reunião também foram discutidas propostas e estratégias integradas com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos de controle e fiscalização ambiental e aprimorar as ações de combate a ilícitos ambientais no Estado. Os participantes analisaram a perspectiva de firmar acordos de cooperação para a realização de cursos de instrução sobre inteligência e segurança institucional.
“Essa parceria com a Abin é extremamente importante para reforçar ainda mais a colaboração com o sucesso das nossas investigações que têm sido feitas e que foram demonstradas hoje. E ainda, é claro, com a perspectiva de capacitação dos nossos técnicos, caso aconteça junto com essa parceria com a Agência. Isso vai ser extremamente importante, já que poderemos, com essa capacitação, repassar este conhecimento para outros servidores da Semas”, declarou Bruna Serrão, gerente da Aisc.
Servidores da Aisc também fizeram relatos de operações de fiscalização e repressão a ilícitos ambientais realizados pela Semas. “Fiquei impressionado com a quantidade de operações bem sucedidas. Podemos fazer instruções de metodologia e difusão de conhecimentos juntando outras secretarias e fazendo uma oficina”, completou Juliano Ribeiro.
Texto: Antônio Darwich - Ascom Semas