Escola Estadual de tempo integral trabalha sustentabilidade e alimentação saudável
Projeto ultrapassou os limites da sala de aula e envolveu a comunidade escolar sobre o consumo de alimentos nutritivos
Para reforçar conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade e alimentação saudável, a Escola Estadual de Tempo Integral Celso Rodrigues, localizada no município de Santo Antônio do Tauá, na Região de Integração do Guamá, desenvolveu o projeto "A Importância dos Alimentos para a Saúde Coletiva", que envolveu toda a comunidade escolar.
“A iniciativa é um verdadeiro exemplo de como a escola pode ser um espaço de aprendizagem significativa e conectada com a realidade. O projeto deixou um legado de aprendizado e sabor na comunidade escolar. A expectativa é que os alunos multipliquem os conhecimentos adquiridos, disseminando hábitos alimentares mais saudáveis entre seus familiares e amigos e se tornando agentes de transformação em suas comunidades. Além disso, reforça os conhecimentos sobre alimentação saudável, evidencia o compromisso da escola com a preservação ambiental, sempre utilizando materiais biodegradáveis na apresentação dos pratos e nunca utilizando plásticos ou vidros”, destacou um dos professores coordenadores do projeto, Fábio Jorge Ferreira.
Dividido em duas etapas, o projeto é coordenado pelos professores de Ciências da Natureza, Cássia Letícia, Edmundo Corrêa e Fábio Jorge Ferreira e teve a primeira fase realizada no mês de maio, proporcionando aos estudantes um dia dedicado à saúde e bem-estar com palestras sobre a importância da higiene bucal, da prática de atividades físicas e de uma alimentação balanceada. Além disso, para ilustrar os conceitos, professores de todas as disciplinas criaram 12 pratos saborosos e nutritivos com ingredientes regionais e acessíveis, como, por exemplo, bolo de jerimum, pão de arroz e pão de coco com maracujá, que fizeram sucesso entre a comunidade escolar.
Ainda segundo o coordenador, a importância do projeto ficou ainda mais evidente após os professores realizarem uma pesquisa sobre os hábitos alimentares entre os estudantes. “Os resultados mostraram que embora a maioria consuma alimentos básicos e nutritivos como arroz, feijão, carnes, frutas, legumes e verduras, o consumo frequente de alimentos menos saudáveis como doces, salgadinhos, frituras e refrigerantes, demonstrou a importância de conscientizar os estudantes sobre o impacto de suas escolhas alimentares a longo prazo”, afirmou o professor Fábio Jorge.
Vinculado às eletivas trabalhadas na escola, como Nutrição Conectada com IA, Educação Financeira, Empreendedorismo e Inovação, Cultura Alimentar e Consumo Sustentável e Desvendando Fake News na Cultura Alimentar, o projeto ultrapassou os limites da sala de aula e envolveu a comunidade escolar com o tema alimentação saudável. Para a estudante Luana Correia, da 2ª série do Ensino Médio, a iniciativa é essencial para toda a sociedade. “O projeto trabalha a importância dos alimentos para a nossa saúde e eu vejo como algo importante para todos nós, alunos e professores. Com isso, a gente pode adquirir esse conhecimento e levar para outras pessoas. É muito importante para a sociedade em geral porque mostra ter uma alimentação mais saudável”, disse.
A segunda etapa do projeto "A Importância dos Alimentos para a Saúde Coletiva" será realizada no dia 28 de junho, onde os estudantes, inspirados pelas palestras, degustação anterior e conhecimentos adquiridos nas eletivas, colocarão a mão na massa e vão preparar pratos saudáveis para a comunidade escolar.
Modelo pedagógico em tempo integral - As escolas estaduais que ofertam o ensino integral têm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais. A jornada integral proporciona mais recursos para desenvolvimento integral do estudante, objetivando a formação de indivíduos autônomos, solidários e competentes. Além de ter melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), se comparada às escolas de jornada regular, o ensino integral também permite benefícios a longo prazo para sociedade. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande, Mais Oportunidades, Mais Integral em 2019, os estudantes têm 17 vezes mais chances de ingressar no ensino superior; salário médio 18% maior e diminuição das desigualdades de raça e gênero. Os estudantes egressos do modelo também desempenham funções em setores com alta qualificação, com maior presença na educação e saúde.
Para fortalecer a aprendizagem, este ano a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concretizou um aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino.
Texto de Fernanda Cavalcante