Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospitais públicos do Governo do estado conquistam reconhecimentos nacionais pela excelência de gestão em vários níveis

Por Governo do Pará (SECOM)
26/06/2024 20h25

Este ano em que a Organização Nacional de Acreditação (ONA) completa 25 anos, quatro hospitais públicos do Governo do estado recebem reconhecimentos nacionais pela excelência das gestões, em vários níveis. São eles: Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo (HOIOL); em Belém; Hospital Regional Público do Leste (HRPL); em Paragominas; Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR); em Abaetetuba; e o Hospital Regional de Tucuruí (HRT). Todos administrados pelo Instituto Diretrizes em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A certificação é sinônimo de promoção da qualidade e segurança na saúde no Brasil. Em função dessa importante conquista, que ratifica a qualidade, segurança e humanização no atendimento oferecido aos seus usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), os gestores dessas unidades reuniram, na segunda-feira, 24, com a titular da Sespa, Ivete Vaz, que parabenizou cada um dos gestores e suas equipes pela acreditação das unidades, que entregaram uma cópia do certificado em uma moldura à secretária.

Para a secretária de Estado de Saúde Pública, a conquista significa que estão bem administrados e prestando serviço de saúde de boa qualidade à população paraense. “Parabenizo as gestões das unidades hospitalares, o Instituto Diretrizes e principalmente os profissionais de saúde que prestam os serviços diretamente aos usuários do SUS”, comentou.

Para o diretor Regional do Instituto Diretrizes, Lucas Evangelista Urel, obter a acreditação, a organização precisa, comprovadamente, atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. E, através da gestão integrada em rede, todas as quatro unidades do Estado do Pará, gerenciadas pelo Instituto Diretrizes, passaram pela avaliação do Instituto Qualiza de Gestão.

“Queremos agradecer imensamente o apoio da Sespa que, em parceria com o Instituto Diretriz, realiza o gerenciamento de saúde dessas quatro unidades aqui no Estado do Pará. Estendo o agradecimento aos os nossos diretores das quatro unidades acreditadas, juntamente com as equipes multiprofissionais, que trabalharam incansavelmente para a melhoria dos processos de saúde, para que possamos entregar uma saúde de qualidade, de assistência segura aos nossos usuários”.

HRPL- Referência em atendimento de urgência e emergência em ocorrências tratadas pelas especialidades médicas de cardiologia e neurologia, o hospital obteve a renovação da certificação Acreditado Pleno Nível II, que destaca o compromisso contínuo com os padrões de qualidade e segurança no atendimento aos usuários, além do desenvolvimento integrado dos processos assistenciais.

Em 2023, o Regional do Leste registrou um total de 238.198 atendimentos, sendo que, 3.297 internações, 4.579 cirurgias, 3.407 atendimentos por urgência e emergência, 19.744 atendimentos ambulatoriais, 13.189 atendimentos pelo Serviço Social, 4.471 atendimentos do serviço de Psicologia, 24.134 atendimentos por Fisioterapia, 1.641 atendimentos por Terapia Ocupacional e 2.454 atendimentos por Fonoaudiologia.

Destacamos ainda, 752 sessões de hemoterapia, 731 transfusões de sangue, 537 sessões de hemodiálise e 159.244 exames laboratoriais em pacientes internos e externos. A média de 93,5% do índice de satisfação dos usuários demonstra a eficácia desses esforços em atender às necessidades da comunidade.

Aprovação - Bruna Marques, de 18 anos, expressa gratidão pelos cuidados e atenção recebidos no hospital. “Vejo essa conquista como muito importante, porque exibe a qualidade do serviço do hospital. Nós somos muito bem atendidos aqui. Os profissionais são todos muito legais, eles são muito cuidadosos. Esse título é resultado dos esforços da gestão em proporcionar cada vez mais atendimento de qualidade para a população”, pontuou a estudante.

Oncológico Infantil – A unidade hospitalar também conquistou a certificação Acreditado Pleno Nível II. De 2023 a março de 2024, a unidade alcançou uma taxa de satisfação interna de 90% de aprovação de pesquisa pós-alta entre 75% a 80%. Isso ratifica a preocupação da gestão em assegurar um padrão de qualidade assistencial baseado nas melhores práticas de cuidado e melhorias contínuas, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas consolidados, que contribui para o fortalecimento da cultura de segurança dentro da instituição.

A metodologia é rigorosa e avalia parâmetros envolvendo desde a implementação e gestão de processos assistenciais e administrativos até o monitoramento dos resultados dos métodos de trabalho, para assegurar ambientes hospitalares seguros e acolhedores. A acreditação plena é um reconhecimento plural que avalia os processos que refletem no atendimento individualizado e humanizado.

HRT- O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, conquistou Acreditação ONA, nível I, passados 30 anos de atendimento à saúde da população do entorno do Lago de Tucuruí, conquista jornada de excelência com uma assistência de qualidade dos processos, no atendimento e a segurança do paciente.

Para tanto, os profissionais passaram a vivenciar uma nova cultura de qualidade e segurança do paciente, fortalecendo o propósito de atendimento, pautado em resultados satisfatórios, culminando com a conquista da Acreditação ONA.

Santa Rosa- Obteve Acreditação ONA, Nível I, ao atender os padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada aos pacientes da região do Baixo Tocantins. Com foco na segurança do paciente, o hospital passou por uma avaliação detalhada em conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

Desde a sua inauguração em março de 2020, sua equipe multiprofissional garantiu mais de 380 mil atendimentos aos usuários da região, entre eles, Rosinete Abreu de Sousa, mãe aos 21 anos, que agradeceu o atendimento recebido. “Estou satisfeita com o atendimento obstétrico a que fui submetida. Fiquei impressionada com a assistência humanizada, atenção e carinho de todos os colaboradores desde a minha entrada, até o nascimento de meu bebê. Estou em plena recuperação e 100% satisfeita, isso comprova que o nosso, Santa Rosa, mereceu o reconhecimento da Acreditação ONA”, comemorou.

Texto: Vera Rojas com informações dos assessores das unidades