Seduc reúne artistas para estimular entre alunos interesse pela música
O estudante Luiz Henrique, 11 anos, da Escola Estadual Maria Antonieta Serra Freire, em Icoaraci, nunca tinha assistido à apresentação de uma cantora lírica, principalmente, quando a música se mistura com a poesia. Ficou encantando com o que viu e ouviu no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) dentro da programação “Curta Poesia”, promovida nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A programação reuniu música, poesia, trova e performances, que prenderam a atenção dos mais de 60 alunos que lotaram o espaço, acompanhados de professores, técnicos e gestores das Unidades Seduc da Escola (Use). Fizeram apresentações a banda musical da Polícia Militar, a cantora lírica Márcia Aliverti, acompanhada da pianista Mavilda Aliverti, a escritora Laura Salgado, o trovador e poeta Juraci Siqueira e o poeta e compositor Renato Gusmão.
Um dos pontos altos foi a apresentação de Márcia Aliverti, que cantou duas composições do grande homenageado do dia, o maestro Waldemar Henrique. Antes da interpretação de “Foi Boto Sinhá” e “Uirapuru”, a soprano falou sobre as duas lendas. O mesmo foi feito pelo poeta Juraci Siqueira, que mandou uma mensagem aos estudantes. “As diferenças não são feitas para separar, mas parar unir”. Já o compositor Renato Gusmão, que apresentou a performance “Waldemar Henrique dentro da lua”, emocionou os estudantes, entre eles Luiz Henrique. “Gostei muito. Deveria ter mais esse tipo de programação na escola”, sugeriu.
Os alunos demonstraram bastante entusiasmo, também, durante a apresentação da escritora Laura Salgado, que teve participação da aluna Leiliane Rocha, da Escola Estadual Waldemar Henrique. A secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage, enfatizou a importância de valorizar a boa música, a cultura local, em alusão ao legado deixado por Waldemar Henrique. A secretária ressaltou a importância do projeto e disse que ele vem exatamente estimular o estudante a conhecer mais da cultura paraense.
A aluna Denise Batista, da sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Guillobel, disse que é muito interessante aprender sobre a cultura paraense com poesia e musica. “Aprendi muito”. Márcia Aliverti declarou que é preciso chamar a atenção do aluno, pois o amor pela arte engrandece o ser humano. “Esta foi a primeira vez que participei do Curta Poesia e o fiz com um imenso prazer e satisfação”.
A programação agradou também os professores. Eida Almeida, da Escola de Ensino Fundamental Maria Antonieta Serra Freire, disse que o projeto promove a escrita e é de muito valor para a escola e para o aluno. “Agora podemos pensar do projeto ser levado para a nossa escola também”, frisou.
Participaram do evento estudantes e professores das escolas estaduais Cordeiro de Farias, Eugênia Cavalleiro de Macedo, Raymundo Vianna, Lenina Teixeira Moura, Waldemar Henrique, Rosalina Álvares Silva Cruz, Almirante Guillobel, Maria Antonieta Serra Freire e outras.
Segundo a técnica da Coordenação de Ações Educativas Complementares, Rosângela Machado, em agosto houve a ação na Biblioteca Pública de Itaiteua, e em setembro, o “Setembro Lírico”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Eugênia Cavalleiro de Macedo. Em outubro, o “Curta Poesia” fez parte da programação da inauguração da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão. “Em dezembro pretendemos promover uma oficina aos servidores da Seduc. Fechamos com chave de ouro as ações do ano”. Em dezembro haverá o concurso “Curta Poesia”, aberto a toda a rede estadual. “No dia 14 publicamos as normas em edital e escolheremos o vencedor no fim do ano”, concluiu.