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Escola Estadual de Rio Maria fomenta protagonismo juvenil através de projeto de educação ambiental

Pesquisas de campo, construção de formulários e elaboração de propostas fazem parte das atividades do projeto 

Por Elisângela Soares (SEDUC)
26/06/2024 18h33

O projeto Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Catete Pinheiro, localizada no município de Rio Maria, região de integração Araguaia, vem sensibilizando estudantes da 3ª série do ensino médio para a importância do respeito ao meio ambiente, assim como incentivando o protagonismo dos jovens através do engajamento em pesquisa de campo, produção de formulários e propostas de intervenção em desafios ambientais. Essa é uma iniciativa alinhada à Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que garante o componente curricular inédito de Educação Ambiental em todas as etapas do ensino estadual, podendo ser aderido nas escolas municipais.

O projeto funciona de forma interdisciplinar, relacionando as Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens. A iniciativa ganha forma a partir do componente curricular de Educação Ambiental, assim como pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas as sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá no próximo ano em Belém.

Entre as etapas do projeto estão: o período de apresentação da proposta para a comunidade escolar, inicialmente; além da realização do diagnóstico ambiental no município, com aplicação de 1.225 formulários preenchidos por estudantes em 9 bairros de Rio Maria; após esta etapa, os representantes das turmas, com auxílio de professores da escola, realizaram o lançamento em tabelas dos dados coletados; outra etapa consistiu na apresentação do relatório de diagnóstico ambiental para elaboração de propostas para os problemas ambientais encontrados na pesquisa; finalizando a ação de diagnóstico, os estudantes estiveram na câmara municipal para participar de uma audiência pública, para apresentação do relatório e de propostas de intervenção para os desafios encontrados; ao final, ocorreu um acordo para construção de uma carta aberta para os três poderes, solicitando o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Rio Maria.

No decorrer do projeto, uma atividade prática em parceria com a cooperativa de reciclagem Cooperlimpa e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Xinguara proporcionou uma visita ao aterro controlado do município, levando aos estudantes conhecimento sobre manuseio, descarte e tratamento final dos resíduos sólidos.

“Nosso projeto não finda aqui, suas ações se estendem pelo resto do ano, no segundo semestre continuaremos. Deu gosto ver os nossos estudantes se percebendo como protagonistas, eles adoraram estar em campo fazendo as entrevistas e, mais do que isso, os apontamentos que eles fizeram quanto a compreensão aos nossos cidadãos sobre a questão ambiental foi muito relevante, principalmente a compreensão de que cada um faz parte dessa ação que pode sensibilizar o outro a preservar também o meio ambiente. Foi maravilhoso. Até o fim do ano esperamos mais ainda”, comenta a professora Maraica Gomes.

Entre as ações previstas para o segundo semestre de atividade do projeto está a “blitz ambiental”, que consiste na fiscalização de espaços da escola e do município, através de registros de flagrantes de poluição ou degradação ambiental; além de oficinas para produção de podcasts. Os estudantes também produzirão material abordando: a linha do tempo da COP30, informações e curiosidades sobre sustentabilidade e campanhas de sensibilização sobre a redução de emissões de gás carbônico. 

Através das ciências da natureza foram trabalhados com os estudantes conceitos da sustentabilidade como a política dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), assim como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de construção de maquetes que representam os tipos de ações que degradam o meio ambiente, além de incentivar a reciclagem de materiais com a produção das peças. 

Amanda dos Santos, estudante da 3ª série do ensino médio da escola e participa ativamente do projeto, considera que a juventude precisa se posicionar para que ocorra uma mudança e comenta sobre essa vivência. “Foi uma coisa bem maravilhosa, uma experiência e tanto, fiquei muito feliz com a proposta de construir uma carta aberta, eu agradeço por ter participado, foi uma honra realmente, por ter visto o que está acontecendo na minha cidade e por poder fazer alguma coisa, poder estar na ativa”, considera a estudante.

Educação Ambiental - O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é pioneiro na implementação do componente curricular obrigatório de Educação Ambiental, ofertado para todos os anos e séries da educação básica das escolas estaduais, podendo ser aderido pelos municípios. O componente curricular obrigatório é alicerçado na Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc.

Texto de Amanda de Oliveira - Ascom/Seduc.