Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARTICIPE!

Segue até sexta (28) a votação na Escola Estadual de Itaituba, finalista do prêmio de 'Melhor Escola do Mundo'

Escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira disputa o Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024 na categoria Ação Ambiental

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
26/06/2024 17h30

Continua aberta a votação pública para eleger a Escola Estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, do município de Itaituba, como vencedora do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024 (World’s Best School Prizes), na categoria Ação Ambiental. A votação estará disponível até a próxima sexta-feira (28), no site da fundação britânica T4 Education. 

A unidade foi a única escola brasileira escolhida na categoria ambiental, graças à ação realizada juntamente com os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), formado por estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades.

O currículo da escola é ricamente introduzido de sustentabilidade, impulsionando os alunos a se aprofundarem nos estudos da flora local e no reflorestamento, conectando-os diretamente com a terra onde habitam. Por meio do “Projeto Semente de Ipê Amarelo”, os alunos participam da coleta de sementes e do plantio de árvores, aumentando substancialmente a biodiversidade local e fomentando a consciência ecológica.

Mutirão de votação - Várias unidades escolares da rede estadual organizaram um mutirão com gestores, professores, estudantes e funcionários para eleger a única escola finalista do Brasil em premiação internacional. Um dos espaços escolares foi a Escola Nossa Senhora das Graças, em Belém. 

“Eu trabalho como servente e votei na Maria das Graças Escócio Cerqueira porque eles trabalham com a preservação do meio ambiente, um trabalho muito bonito que merece esse reconhecimento. Então foi organizado aqui na escola o mutirão e fizemos a nossa parte”, conta Maria do Socorro.    

Já na sede da Secretaria de Educação, a servidora Emlly Silva, que também trabalha com a educação ambiental na Seduc, já contribuiu com a votação. 

“A mobilização do projeto intitulado Criando Guardiões no Coração da Amazônia é importante para contribuir para a educação paraense, além de fazer com que outras escolas do Estado se destaquem entre as demais inscrições das escolas do mundo”, afirma a servidora. 

Para votar é preciso seguir os seguintes passos: clicar no ‘Vote Now’, preencher e-mail, nome, sobrenome, marcar o país de residência, se é maior de 18 anos e a profissão. Por fim, acessar o e-mail e confirmar o voto. 

O Prêmio Melhores Escolas do Mundo é uma iniciativa que reconhece projetos educacionais que impactam positivamente a vida dos estudantes de forma criativa.