Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Civil desarticula esquema de clonagem de cartões em Capanema

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/11/2015 19h43

A Polícia Civil desarticulou nesta sexta-feira (27) um esquema de clonagem de cartões de banco em Capanema, no nordeste paraense. Manoel Neto de Lima, 40 anos, e Francisco Nacélio Soares Oliveira, 24, foram presos em flagrante no momento em que retiravam aparelhos eletrônicos, conhecidos como "chupa-cabras", que haviam sido instalados em caixas de autoatendimento em um banco da cidade.

Segundo o delegado Augusto Damasceno, os presos chegaram ao nordeste do Pará, vindos do Ceará, há 15 dias e se instalaram em Capanema, onde alugaram um pequeno quarto, que servia como base do esquema criminoso. No local, os dois montavam os cartões clonados com os dados copiados das vítimas. Na casa, os policiais civis apreenderam diversos cartões magnéticos, equipamentos de clonagem e teclados de computador.

Entre os objetos apreendidos no imóvel, os policiais encontraram a camisa verde que era usada por um dos acusados no momento em que foi flagrado pelas câmeras de segurança do banco fazendo a instalação dos "chupa-cabras". As imagens também registraram o momento em que os acusados retiravam os equipamentos dos caixas eletrônicos.

Dentre os equipamentos apreendidos com acusados estão também microcâmeras usadas para filmar a digitação das senhas e uma falsa máscara – local de entrada do cartão magnético no caixa eletrônico –, usada para copiar os dados dos cartões.

A prática criminosa foi comunicada à Polícia Civil depois que funcionários do banco constataram que os dois haviam instalado os "chupa-cabras" nos caixas eletrônicos. Os acusados estão recolhidos em Capanema à disposição da Justiça.