Equipes do NGTM trabalham nas obras dos viadutos da Mário Covas, em Ananindeua
A construção dos novos viadutos iniciou após estudos do NGTM, que busca melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém, com a criação de corredores alternativos entre a BR-316 e o centro da capital paraense
As obras para construção dos dois viadutos da Avenida Mário Covas, nos cruzamentos com a Avenida Três Corações e Avenida Independência, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, avançam com o cronograma que antecede as escavações. Equipes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pela execução do projeto, trabalham no local e nas ruas do entorno para poder iniciar as intervenções.
Na Avenida Três Corações, as equipes de engenharia trabalham na construção das linhas de drenagem e sondagem do solo para receber as fundações do viaduto. Este trabalho ainda não interfere no tráfego de veículos da via.
“Antes dos trabalhos que todos podem ver da construção de um viaduto, as equipes já estão mobilizadas no canteiro de obras e trabalhando no planejamento para causar o mínimo de impactos a população. Estamos fazendo o remanejamento das chamadas ‘interferências’, como postes, por exemplo, para começar a cravar as estacas do viaduto e preparando as vias alternativas para receberem o fluxo de veículos quando parte do tráfego precisar ser interditado para o avanço das obras”, detalha o engenheiro do NGTM, Ricardo Monteiro, responsável pela fiscalização das obras do viaduto.
Quanto à construção do viaduto da Avenida Independência, este também segue com os trabalhos de mobilização e preparação do entorno para a viabilidade da obra. Equipes do NGTM já executam o processo de dragagem de bueiros da Avenida Mário Covas, próximo a Jiboia Branca e também os serviços de tapa buracos nas vias do entorno.
Dois novos viadutos em Ananindeua
Uma obra do Governo do Pará, a construção dos novos viadutos em Ananindeua iniciou após estudos do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) que busca melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém, com a criação de corredores alternativos para o tráfego entre a BR-316 e o centro da capital paraense.
Os novos viadutos ficam localizados nos cruzamentos da: avenida Independência com a Mário Covas, este terá 39 metros de extensão, e avenida Três Corações com a Mário Covas, com 44 metros de comprimento. Além destes, outros dois viadutos já estão em construção pelo NGTM na rodovia BR-316 com a av. Independência e com a Alça Viária.
Com os viadutos, a avenida Independência fica estruturada para ser um importante corredor alternativo de tráfego para acesso ao centro de Belém. “O viaduto possibilitará o livre trânsito ao longo da avenida independência, passando sob o elevado Mário Covas, sendo as conversões realizadas através dos retornos que hoje existem”, explica a engenheira Leila Martins, titular do NGTM.
Martins detalha ainda a funcionalidade e importância do viaduto da Mário Covas com a Três Corações. “Com a alça do viaduto fazendo a ligação entre a avenida Três Corações e a avenida Mário Covas, será possível a livre conversão à esquerda para a saída da Três Corações, em direção ao centro de Belém, ingressando na avenida Mário Covas. Sob a alça do viaduto, existirá uma rotatória que facilitará as demais conversões, dando maior fluidez a um ponto crítico de circulação de Ananindeua, afirma a diretora do NGTM, Leila Martins.