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Em 1 mês, Pronto-Socorro da Augusto Montenegro atende mais de 2 mil crianças

Setor pediátrico priorizado, na primeira etapa de funcionamento da unidade, já realizou 63 cirurgias e mais de 4 mil exames em crianças e adolescentes

Por Ascom (Ascom)
24/06/2024 11h31

Nicolas do Nascimento de Oliveira, de 1 ano com os pais. O menino engoliu um componente eletrônico, passou por cirurgia e já se recupera.Com 1 ano e 6 meses, Nicolas do Nascimento de Oliveira, morador do Bairro Bengui, é uma das 2.131 crianças atendidas no primeiro mês de funcionamento do Novo Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, em Belém. O menino, que engoliu um componente eletrônico, passou por cirurgia e já se recupera.

"Graças ao atendimento urgente e o fato de o hospital ser próximo da minha casa, tivemos a vida do nosso filho Nicolas preservada. Graças a Deus que, após o rápido atendimento na sala vermelha, ele passou pela endoscopia e depois a cirurgia. Se não fosse esse hospital, não quero nem imaginar o que teria acontecido com o meu filho", relata Raquel Brasil do Nascimento, mãe de Nicolas.


Nos primeiros 30 dias de funcionamento, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, construído e entregue pelo Governo do Pará à população da capital para ampliar a rede de saúde pública, atesta sua importância na tarefa diária de médicos e outros profissionais de saúde de salvar vidas.

Com o atendimento ainda concentrado na pediatria, o Novo Pronto-Socorro foi fundamental, nesse curto período, na vida de centenas de crianças, das quais 144 precisaram de internação, 63 passaram por cirurgias (incluindo 7 digestivas), sete fizeram procedimentos endoscópicos e a maioria contou com o apoio do laboratório de análises clínicas. A unidade contabiliza a realização de 4.350 exames.

Eficiência no atendimento - Nicolas foi levado à urgência do Pronto-Socorro após engolir uma bateria de computador. A criança foi a primeira atendida na especialidade cirurgia geral pediátrica, pela equipe multiprofissional que atua na unidade.

"Ainda estamos no hospital. Nosso filho está com o esôfago machucado, mas o atendimento de toda a equipe tem sido ótimo. Inclusive, quero destacar o atendimento de excelência das assistentes sociais", complementa a mãe de Nicolas.

O alívio de Raquel, expresso nas palavras de agradecimento, é o sentimento vivenciado por outras mães que precisaram de serviços especializados para seus filhos.
Simone dos Santos Marinho, moradora do Bairro Tenoné, mãe de Caíque Emanuel, 6 anos, levou o menino ao Pronto-Socorro da Augusto Montenegro devido a uma urgência odontológica, e saiu com a certeza de haver buscado o local mais apropriado para atender seu filho.

"Estou achando tudo excelente. Vocês estão de parabéns! Gostei de tudo mesmo. Médicos e enfermeiros, todos são excelentes. Melhorou muito a nossa vida agora. Antes do Pronto-Socorro, eu tinha que levar o meu filho em outros locais aqui pela região. Mas como eram sempre muito lotados, o atendimento era demorado. Agora, é outra realidade, que nem se compara com antes", garante Simone.

A pediatria, área priorizada nessa primeira fase do funcionamento do Novo Pronto-Socorro, é a responsável pelos números expressivos nos procedimentos realizados. Em breve, iniciará o atendimento aos adultos. 

Avanço na rede de saúde - Para o médico plantonista Luiz Felipe Batista, a entrega da unidade hospitalar representou um avanço não só no acesso aos serviços, mas uma grande conquista para a saúde pública do Pará. 

"Os bairros localizados nos arredores do Pronto-Socorro possuem uma população bastante necessitada dos serviços de saúde que aqui estão sendo disponibilizados. Era urgente esse auxílio no serviço de assistência especializada nesta região. Precisávamos mesmo desafogar os outros hospitais, e eu fico muito feliz em fazer parte dessa mudança pra melhor, deste início aqui no Pronto-Socorro. Asseguro que a população ainda tem muito a ganhar. Agora, as minhas terças-feiras estão sendo totalmente dedicadas às crianças do PS, e sou muito feliz e grato pela oportunidade", diz o profissional.

Celeridade - Para atingir o nível de eficiência registrado no primeiro mês, a unidade alia modernas instalações físicas e novos equipamentos a uma nova diretriz de atendimento. O rastreamento rápido (em inglês fast track), é fundamental para acelerar o fluxo de pacientes.
Segundo o diretor-geral do Novo Pronto-Socorro, Carlos Vinícius Quadros Ribeiro, essa nova forma de atendimento contribuiu para agilizar o atendimento às demandas, com qualidade.

"Hoje chegamos a 30 dias de funcionamento de uma estrutura nova, não só no que se refere à estrutura física, mas de um novo conceito de atendimento, o ‘fast track’, que é o atendimento rápido, a resolução rápida do problema, uma novidade tanto para Belém quanto para o Pará, e algo ainda novo no Brasil, levando em consideração o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa o gestor.

Ele acrescenta que, nesses 30 dias, a população já constata o atendimento diferenciado, e reitera que todas as pessoas que procuram o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo conseguem atendimento de qualidade. “Esta é a marca dos 30 dias de atendimento até aqui, e será a nossa marca nos próximos 30, 60, 90 dias, em um ano e assim por diante", garante Carlos Vinícius Ribeiro.

Estrutura - O Pronto-Socorro Dr. Roberto de Macedo, administrado pelo Instituto ACQUA, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem 28 mil metros quadrados de área, estruturada para oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas. Atualmente, estão sendo atendidos pacientes de média complexidade hospitalar no setor de pediatria.

Como unidade de retaguarda, o Pronto-Socorro também vai garantir à população o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que inclui tomografia, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e outros, e ainda laboratório de análises clínicas e patológicas, serviços de farmácia, nutrição e dietética e agência transfusional.

Texto de Joelza Silva