Preamar Junino movimenta Estação Cultural de Icoaraci com vasta programação
Programação organizada pela Secult inclui exposições, apresentações de quadrilhas, grupos culturais e folclóricos para a diversão na 'Vila Sorriso'
A Estação Cultural de Icoaraci, em Belém, foi palco de uma série de atividades culturais como parte do "Preamar Junino – Arraiá da Estação", na noite deste sábado (22), em evento organizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A programação começou na quinta-feira (20), com diversificados shows.
“O Preamar Junino já faz parte do calendário oficial da Estação Cultural de Icoaraci e estamos realizando esse evento pelo terceiro ano consecutivo. É uma programação extensa que inclui exposições, apresentações de quadrilhas, grupos culturais e folclóricos, todos significativos para a nossa cultura", reforçou Luciano Gomes, diretor da Estação Cultural de Icoaraci.
A programação deste sábado começou com o cortejo sustentável "Boi de barro" e a apresentação do "Boi Estrela Guia", do grupo Iai.
Line Lenon, do Boi Estrela Guia, fez questão de ressaltar a importância da programação. "Estamos aqui hoje promovendo a cultura popular. Este evento nos deu a oportunidade de mostrar que a cultura popular não está ultrapassada. Estamos promovendo-a, mesmo que sejam poucos os que estão engajados nisso", disse.
Em seguida, o grupo "Kûara" apresentou um espetáculo de dança do ventre contemporânea da Amazônia. Logo após, a quadrilha Impacto Junino encantou o público, seguida pelo grupo de dança "Ritmos Dance". A noite foi encerrada pelo Balé Folclórico da Amazônia (Bfam), que lançou sua turnê.
Além das apresentações, a exposição Folguedos Junino continua aberta à visitação até o dia 30 de junho, das 9h às 17h. "A exposição tem elementos muito bonitos, como figurinos, estandartes e adereços que remetem aos grupos locais, fortalecendo os movimentos culturais da região”, destaca Luciano Gomes, sobre o valor cultural da mostra.
Texto de Amanda Engelke / Ascom Secult