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Hospital Abelardo Santos mantém índice de satisfação do usuário acima de 90% pelo quinto mês

Pacientes e acompanhantes destacam a excelência no atendimento e a dedicação das equipes, refletindo a confiança na maior unidade pública do Governo do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
20/06/2024 16h18

De janeiro a maio de 2024, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, registrou uma taxa média de satisfação acima de 90% entre os usuários. As avaliações positivas, coletadas por meio de pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), destacam a confiança que pacientes e acompanhantes têm na unidade hospitalar.

Mirene Freitas, 43 anos, está acompanhando sua neta, Emilly Freitas, que completouMirene Freitas, de 43 anos, está acompanhando a neta, Emilly Freitas recentemente cinco meses de vida. Segundo a autônoma, desde a chegada da filha grávida ao HRAS até os cuidados com o bebê, toda a equipe médica e multidisciplinar tem sido atenciosa e cuidadosa, garantindo atendimento de qualidade e processos eficientes para a rápida recuperação das pacientes.

Freitas acrescenta: “A primeira coisa a ser destacada é o atendimento humanizado prestado por todos; em seguida, a atenção em todos os detalhes em relação à saúde da minha neta. Quando ela nasceu, ficava com a mãozinha sempre fechada, e devido a uma manobra dos terapeutas ocupacionais, a minha neta teve os movimentos estabelecidos. Só alegria, graças a Deus”.

Ireprin Xikrin Gavião No bloco de atendimento ao indigena, o paciente Bep Kaprin Xirin destacou o atendimento universal oferecido pelo HRAS. “Sem distinção, o tratamento é igual para todo mundo e estou melhorando a cada dia”, explica. A acompanhante dele, Ireprin Xikrin Gavião, reforçou que se sente acolhida no hospital. “Pedi uma rede para que eu pudesse me deitar e prontamente tive o meu desejo acolhido”, disse.

Entre os pontos positivos destacados, o atendimento humanizado e a prontidão deBep Kaprin Xirin resolutividade da equipe foram os principais. Em seguida, os usuários mencionaram ações como o “Projeto Laços do Amor”, que orienta futuros pais sobre boas práticas de aleitamento materno e cuidados no parto e pós-parto; e o “Projeto Visita Religiosa”, que oferece acolhimento e momentos de conforto.

Por fim, destacaram ainda o acesso ao tratamento com alta segurança e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos.

Pesquisa - No Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, o Serviço de Atendimento ao Usuário é um canal de comunicação acessível à população que utiliza qualquer um dos serviços oferecidos pela instituição. Para isso, os profissionais estão capacitados para acolher todos os usuários com uma escuta qualificada, fornecer informações adicionais e esclarecer dúvidas que possam surgir durante o atendimento.

Para utilizar este serviço, basta se dirigir à recepção do Bloco C, onde será possível fazer sugestões, reclamações e elogios de forma rápida e fácil. Cinco colaboradores estão disponíveis para atender as necessidades dos usuários, entre eles: um assistente administrativo, quatro auxiliares administrativos, um aprendiz e mais a coordenadora do setor.

“Esse tipo de serviço é mais uma das várias ferramentas oferecidas aos nossos usuários para buscarmos melhorar mais o atendimento. A pesquisa de satisfação justamente para evidenciar todo um trabalho em equipe, onde é possível comprovar um cenário positivo e que faz total diferença na entrega dos nossos serviços, focado sempre na humanização”, destaca a coordenadora do SAU, Hellen Monteiro.

Pesquisa aplicada com pacientes e acompanhantes

Para a diretora geral do HRAS, Aline Oliveira, a busca é incessante pela qualificação dos profissionais para oferecer o melhor atendimento e infraestrutura aos pacientes. “E os resultados são esses: além dos relatados, uma pesquisa que mostra o esforço e dedicação de todos os colaboradores. Além disso, a população merece a qualidade no serviço hospitalar”, garante.

Humanização - A supervisora de humanização da unidade, Suzane Gonzaga, enfatiza que o atendimento humanizado é fundamental para proporcionar um cuidado de saúde de qualidade, focando no bem-estar emocional e psicológico dos pacientes e seus familiares. “Isso resulta em maior satisfação, melhor adesão ao tratamento e um ambiente de trabalho mais positivo e eficiente para os profissionais de saúde, construindo para um sistema de saúde mais eficiente”.

HRAS - O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas. 

Texto: Diego Monteiro