Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E DIVERSÃO

Carlos Gomes tem Festival Junino gratuito com músicas dos projetos de extensão

Programação festiva será realizada a partir das 16h, desta sexta-feira (21) na Sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes em Belém

Por Fabiana Otero (FCG)
20/06/2024 10h23

O Instituto Estadual Carlos Gomes e a Fundação Carlos Gomes promovem o Festival Junino, que reunirá apresentações musicais de diversos projetos de pesquisa e extensão. Com entrada gratuita, a programação junina será realizada nesta sexta-feira (21), a partir das 16h, na Sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes.

O evento faz parte do calendário de encerramento do primeiro semestre do ano letivo do Instituto Estadual Carlos Gomes e consolida o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, voltado para o ensino, pesquisa e  extensão. Durante o festival, o público e a comunidade acadêmica poderão conferir o repertório dos grupos, voltado para a temática junina, destacando a importância do instituto, que agrega o tema às atividades vinculadas ao ensino musical.

Entre os grupos de pesquisa e extensão confirmados para apresentação estão o Laboratório de Percussão e Rítmicas (LAPRIT), Projeto Sons da Liberdade.

Também vai haver apresentações do Ensemble de Clarinetes do Pará, Coral de Trombones do Instituto Estadual Carlos Gomes, Coro Infantil da Iniciação Musical, Grupo Flautas Doces da Amazônia, Ensemble de Saxofones do Instituto Estadual Carlos Gomes, Coro Itacy Silva e Carimbó Galo Duro.

De acordo com diretora de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, Thais Cybelle Silva, o evento contribui para promover o aprimoramento do ensino e aprendizado musical. “O festival é muito importante, pois apresentamos os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos de pesquisa e extensão, que são oferecidos pela Fundação Carlos Gomes para contemplar os alunos da instituição e a comunidade externa”, ressaltou.

Coro Itacy Silva

Uma das atrações é o Coro Itacy Silva, que foi criado há 21 anos no Instituto Estadual Carlos Gomes com o objetivo de oportunizar às crianças e adolescentes um espaço para demonstrar as suas produções musicais, voltadas para a técnica vocal de maneira mais elaborada. Ao longo dos anos, o grupo participa de grandes programações da instituição e proporciona aos alunos a experiência nos palcos.

Segundo o professor e regente do coro, Eduardo Nascimento, o grupo apresentará um repertório repleto de músicas paraenses, com  arranjos exclusivos elaborados pelos  monitores e bolsistas do Curso Bacharelado em Composição e Arranjo, Camila Alves e Lucas Queiroz. “O coro cantará as canções de Waldemar Henrique, Pinduca e Lia Sophia, para que todos possam apreciar nosso maravilhoso carimbó”, ressaltou.