Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Feira do Empreendedorismo anima alunos e visitantes da EETEPA, em Belém

O evento é o momento de reconhecer o empenho e a criatividade dos alunos, além de fomentar a integração entre a comunidade escolar e os projetos desenvolvidos

Por Raiana Coelho (SECTET)
19/06/2024 15h06

A Escola Estadual Técnica de Educação Profissional (EETEPA) Prof. Anísio Teixeira, localizada no bairro do Umarizal, em Belém, promoveu a primeira Feira do Empreendedor Anisiano. Realizada na última terça-feira, 18, a feira recebeu alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) dos cursos técnicos de Informática, Turismo e Administração, que apresentaram projetos voltados para o empreendedorismo.

Para a vice-diretora da escola, Leda Nunes, a Feira do Empreendedorismo é uma oportunidade ímpar. "É o momento de reconhecer o empenho e a criatividade dos alunos. Além de fomentar a integração entre a comunidade escolar e os projetos desenvolvidos no âmbito das disciplinas curriculares, a participação de todos é fundamental para prestigiar e apoiar os talentos emergentes da EETEPA", afirmou Leda.

A feira marca a culminância das disciplinas de Empreendedorismo, Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas e Inglês Instrumental, apresentando projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes. A programação inclui exposições e vendas de produtos elaborados pelos alunos, oferecendo uma oportunidade única de conhecer o talento e a criatividade dos futuros empreendedores. 

Os produtos expostos na feira possuem conceitos de sustentabilidade, relevância social e cultural como: Biojóias, Tranças: "Arte e Cultura Entrelaçada", garrafas decoradas, adesivos para unhas, artesanato e comidas típicas.

A aluna Keyla Lopes do quarto ano do curso técnico de Informática esteve na feira expondo o seu produto de adesivos de unhas artesanais. Todo o trabalho é feito com caixa de leite e material sustentável. "Eu não tinha noção do meu empreendimento. Conheci o empreendedorismo por meio de palestras e ficou mais amplo e claro nas aulas maravilhosas. Hoje teremos um evento onde colocaremos em prática tudo o que nos foi ensinado sobre o assunto. Empreendedorismo sustentável é vida! Lembrando que estamos na expectativa da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) e que de alguma maneira sejamos referência para o Brasil e mundo quando falamos de Bioeconomia".

Além das exposições, a feira contou com a palestra "Acidente com escalpelamento nos Rios da Amazônia Paraense" ministrada pela psicóloga, Profa. Ma Jureuda Duarte Guerra. A palestra trouxe um olhar atento e sensível sobre um problema grave que afeta a população ribeirinha do Pará, contribuindo para a conscientização e prevenção desse tipo de acidente.

O evento também contou com atrações culturais, incluindo uma apresentação da Auxiliadora Dance Company e a apresentação musical do cantor Kaique Messias. Essas atrações tendem proporcionar momentos de descontração e entretenimento, complementando a experiência dos visitantes da feira.

Para a coordenadora da feira, Daniela Bahia, o evento soma para os alunos ao gerar oportunidades de mostrar seus conhecimentos e trocar experiências entre eles. “Estamos muito orgulhosos de ver o engajamento e a criatividade dos nossos estudantes. Esta feira não é apenas um espaço de exposição, mas também um ambiente de aprendizagem colaborativa onde todos crescem juntos. A interação entre os diferentes cursos enriquece o aprendizado e prepara nossos alunos para desafios reais no mercado de trabalho", afirmou Daniela.

Texto: Carla Couto / Ascom Sectet