Hospital Geral de Tailândia (HGT) facilita acesso ao pré-operatório para pacientes com hérnias e pedra na vesícula
No primeiro trimestre de 2024, já foram realizadas um total de 179 cirurgias desses dois tipos de intervenções cirúrgicas
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na região de Integração do Tocantins, implementou uma iniciativa voltada para pacientes com diagnóstico de hérnias ou pedra na vesícula: através do Ambulatório de Ultrassonografia, pacientes identificados com essas condições têm a oportunidade de participar do fluxo interno de pré-operatório, se desejarem.
A líder de atendimento da unidade hospitalar, Ismaina Santos, explica que, por se tratar de um prestador de serviço executante, o HGT recebe usuários regulados pelos municípios. Após a realização de exames de imagem, os usuários são direcionados ao retorno com seus médicos para seguir com o especialista e o pré-operatório adequado a cada caso
"Após análise do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), foi possível identificar, por meio da ultrassonografia abdominal/parede abdominal, expressivos achados ecográficos compatíveis com colelitíase (presença de pedras/cálculo no interior da vesícula biliar) e hérnias. A equipe ambulatorial, então, implementou um fluxo que visa facilitar o acesso ao pré-operatório para cirurgia geral e um monitoramento dos nossos usuários, após receber os diagnósticos de imagem", concluiu a profissional.
Referência a cirurgias de média complexidade, no ano de 2023, a unidade hospitalar realizou 197 procedimentos de colecistectomia e 274 hernioplastias, abrangendo inguinais direitas, esquerdas e bilaterais. E, no primeiro trimestre de 2024, já foram realizadas um total de 179 cirurgias desses dois tipos de intervenções cirúrgicas, representando um aumento de 30,66% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o médico e diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira, a medida adotada visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, oferecendo uma opção mais ágil para resolver a demanda ativa. “Com um acolhimento integral e multiprofissional, o HGT busca garantir que os pacientes recebam o cuidado necessário de forma eficiente”.
Ele explica ainda que a inclusão no pré-operatório permite que os pacientes se preparem adequadamente para o procedimento cirúrgico, recebendo todo o suporte necessário da equipe médica e de saúde.
Aprovação - A usuária Maria da Conceição, 55 anos, foi uma das pacientes que passaram pelo novo fluxo. No dia 14 de maio, ela esteve internada no HGT, onde realizou seu procedimento cirúrgico. Ela parabenizou o novo fluxo adotado pela unidade e comentou sobre sua experiência positiva no HGT.
"Fiquei um pouco preocupada quando soube da minha condição, mas fui encaminhada para o HGT e tive uma boa experiência. Após passar com o médico, recebi todos os papéis para os exames e para passar com o anestesista, cardiologista e outros profissionais. Consegui marcar tudo no mesmo dia. Tanto antes da cirurgia, enquanto fazia os exames, quanto depois da cirurgia, todos os funcionários me trataram bem. Graças a Deus, o processo foi rápido" concluiu a usuária.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH)em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.