Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETOS AMBIENTAIS

Fapespa lança chamada pública 'Sementes para a Transição de Mudanças Climáticas'

Até o dia 31 de julho, é possível submeter propostas para a iniciativa da Fundação Amazônia de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa)

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
19/06/2024 12h31

A Chamada Pública Sementes para a Transição destina-se a pesquisadores efetivos e vinculados às Instituições Cientificas, Tecnológicas e Inovação (ICTs) sediadas no Pará. O instrumento abriu o prazo, no dia 10 de junho até o próximo dia 31 de julho, para submissão de propostas. Trata-se de parceria da Fundação Amazônia de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) com a colaboração do British Council, instituição pública do Reino Unido.

 As inscrições deverão ser feitas através da Plataforma Fapespa. A iniciativa, inédita na região, converge para a rodada da “Juventudes na Liderança - soluções locais para enfrentar as mudanças climáticas”, ação integrante do programa “Climate Skills Brasil – sementes para a transição”.   

O British Council e a Fundação reconhecem a importância de investir no desenvolvimento sustentável e no protagonismo da juventude para enfrentar os desafios globais e locais, especialmente no contexto das mudanças climáticas. Dessa forma, a iniciativa almeja selecionar e fomentar projetos que abordem o protagonismo juvenil e a resolução de desafios locais relacionados às mudanças climáticas no estado do Pará, tendo como diretriz o arcabouço de políticas setoriais voltadas para o tema de mudanças climáticas do estado do Pará, como a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e o Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio).

O foco da iniciativa é “fortalecer a educação climática no Pará”, ao capacitar os jovens a entenderem, atenuar e se adaptar às mudanças climáticas. Com o objetivo de promover iniciativas que instiguem a inovação, a educação e o desenvolvimento sustentável no Pará.  

A partir de chamada lançada pelo British Council Brasil, serão financiados projetos propostos por organizações da sociedade civil, e no âmbito da Fapespa, pesquisadores do Pará que trabalhem o protagonismo juvenil e a resolução de desafios locais relacionados às mudanças climáticas, passíveis de financiamento. São 20 propostas, cada uma com um orçamento máximo de R$ 60 mil.  

"Estamos muito entusiasmados com a parceria entre o British Council e a Fapespa na segunda rodada da chamada 'Juventudes na liderança - Soluções locais para enfrentar as mudanças climáticas', como parte do programa Climate Skills Brasil. Acreditamos que essa iniciativa fortalecerá a educação climática no Pará, capacitando os jovens a entender, mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. O protagonismo dos jovens na resolução de desafios locais é crucial, e esperamos que os projetos financiados promovam inovação, educação e desenvolvimento sustentável, colocando os jovens na linha de frente dessas transformações essenciais para o futuro da região. Além disso, essa colaboração reforça a parceria entre Brasil e Reino Unido, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que são fundamentais para enfrentar os desafios globais”, comemora Raíssa Daher, gerente do Programa Climate Skills Americas no British Council.  

Para o diretor científico da Fapespa, Deyvison Medrado, a expectativa é para um maior fortalecimento da juventude na liderança desses desafios, a partir da construção de conhecimento científico, dados técnicos e informações com respaldo técnico-científico.

“Nós vivemos numa era onde as discussões sobre as mudanças climáticas, são o centro das atenções, uma vez que o clima influencia em absolutamente tudo na nossa vida, desde conforto térmico até a disponibilidade de alimentos. Então, por isso essa discussão precisa ser ampliada e inclusiva, considerando principalmente as juventudes, aliado aos grupos sociais mais experientes. A juventude tem que estar presente nesse debate e por isso temos que oferecer condições, criar espaços de formação e fomentar ações para que tenhamos cada vez mais representantes formados, ao ponto de permitir um debate cada vez mais rico sobre esse tema tão desafiador para o planeta e em especial para a nossa Amazônia”, reconhece o diretor Medrado.  

Serviço:

Mais informações adicionais acerca do conteúdo podem ser obtidos através do site da Fapespa, www.fapespa.pa.gov.br/chamadas. E dúvidas podem ser sanadas por meio do endereço eletrônico: chamadas@fapespa.pa.gov.br.