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Governo do Pará promove qualificação sobre uso das redes sociais na comunicação pública

Secom, em parceria com a Meta, realizou manhã de treinamento, nesta terça-feira (18), para comunicadores a fim de potencializar o uso das plataformas

Por Ascom (Ascom)
19/06/2024 11h58

Mais de 150 comunicadores do Pará participaram da qualificação "O uso das redes sociais na comunicação pública", promovido, na manhã da terça-feira (18), no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém. A iniciativa da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará (Secom), em parceria com a empresa Meta, procura qualificar profissionais, com formação, para potencializar o uso das plataformas digitais e fortalecer a divulgação dos serviços públicos.

"Como o mundo está cada vez mais tecnológico e as redes sociais estão cada vez mais inseridas no nosso dia a dia, principalmente, no mercado de trabalho, ter uma experiência como esta é enriquecedor", afirmou o diretor de Jornalismo da Secom, Luciano Cuns.

Ele acrescentou: "precisamos entender também que as redes sociais e o mercado de trabalho já são grandes aliados, quando falamos sobre processos de recrutamento e seleção. É através delas que os profissionais conseguem adquirir boas colocações, e também se engajar no mercado, engajar um produto ou uma marca ou uma empresa, se atualizarem e fortalecer o networking. E acima de tudo, precisamos entender como usar a rede social de forma correta e responsável", destacou o jornalista.

Para o gerente de políticas públicas da Meta, Mário Vilhena, a iniciativa estadual em qualificar profissionais da comunicação paraense no uso de plataformas que fazem parte do dia a dia de trabalho é de extrema importância. "Os aplicativos da Meta, como Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, são ferramentas de comunicação muito poderosas, que podem chegar em diversos locais para diversas populações. Entre as principais contribuições da qualificação é fazer com que a população receba informação do governo de forma ainda mais direcionada, eficiente e assertiva", ressalta.

Jornalista da Secom, Aycha Nunes: "uma experiência enriquecedora para a área que trabalho" Já a jornalista do núcleo regional da Secom, a jornalista Aycha Nunes pontua que os aprendizados adquiridos com a qualificação poderão ser colocados, desde já, em prática na sua atuação profissional. "Foi uma experiência muito enriquecedora, especialmente, para a área que trabalho, na qual tenho contato direto com os jornalistas que estão em outras regiões de integração do Estado e fazem uso das ferramentas da Meta, sobretudo, o WhatsApp. Participar dessa qualificação abriu um leque com várias possibilidades para aprimorar esse trabalho, enriquecer a comunicação e para levar mais conteúdo para as diversas regiões do Pará", diz.


PALESTRA –
O especialista da Meta, Felipe Ventura, foi responsável por ministrar a palestra que entregou dicas, reflexões e direcionamentos sobre o uso das redes sociais, seja para garantir alcance, interação ou mesmo conexão com diferentes públicos.  


"Compartilhamos conteúdo para aprimorar, cada vez mais, o trabalho desses profissionais a produzir mensagens relevantes para a população, sabendo que elas oferecem serviços, informam benefícios, dão acesso aos programas, às iniciativas governamentais que transformam a vida da população. Os profissionais passam a estar mais empoderados a aplicar estratégias comunicacionais, ter mais eficiência lá na ponta e, de fato, aumentar as chances de afetar positivamente a vida das pessoas. Eu fico muito feliz pela oportunidade de troca com esses profissionais que têm esse trabalho tão importante aqui no Pará", exalta o especialista. 


A equipe de comunicação digital da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), que tem participado das qualificações estaduais, se fez presente também na palestra. "A comunicação pública precisa se manter próxima das pessoas, precisa estar nas ferramentas e precisa comunicar com conexão. Essas ferramentas mudam o tempo inteiro. Então, a gente tá tendo a possibilidade, junto com outras pastas do governo e de outras esferas, de acompanhar essas mudanças, aprender as técnicas e fazer da comunicação pública cada vez mais digital é muito importante", finaliza Larissa Diniz, diretora da comunicação digital da Funtelpa.