Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Em homenagem a Maria Bethânia, Biblioteca Arthur Vianna promove 1º edição do projeto “Audição em Vinil”*

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
18/06/2024 19h29

Em comemoração aos 78 anos da cantora Maria Bethânia, haverá no  dia 20, às 17h, a audição de vinil do álbum “Álibi”, que faz parte do acervo da fonoteca Satyro de Mello e foi um grande sucesso da artista no ano de seu lançamento, em 1978, chegando a alcançar a venda de um milhão de cópias.

A programação contará com a audição do disco em vinil e também com um debate acerca da obra, do álbum escolhido e sobre a cantora.

O mediador do bate-papo, Alexandre Rosendo, destaca o motivo da escolha de Maria Bethânia como tema da atividade: “Além de ser uma forma de homenagear a artista, pois ela é considerada uma das maiores cantoras da América Latina, viva, e está no auge da sua  carreira, queremos divulgar a existência dos discos de vinil na fonoteca para que as pessoas saibam da relevância e história que esse material possui.” 

Vida e obra da Artista

Nascida no dia 18 de Junho de 1946 em Santo Amaro da Purificação, Maria Bethânia Vianna Telles Veloso, jamais sonhou em subir aos palcos como cantora, mas sim como atriz. Porém, acabou acompanhando seu irmão, Caetano Veloso, sendo sua estreia como cantora na peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues.

A artista, é por muitas vezes citada com 'Abelha Rainha da MPB' por sua contribuição no gênero, e por ter sido a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil,  se consagrando como a artista feminina que mais vendeu discos nos anos 1970, no país.

Serviço: 

“Audição em Vinil”
Data: 20/06
Horário: 17h
Local: Fonoteca Satyro de Melo - 3º andar, na Biblioteca Pública Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Entrada Franca

Texto: Valéria Ramos Ascom/ FCP