Pacientes do Regional da Transamazônica recebem ações de musicoterapia nos leitos
Ação pretende levar emoção e bem-estar aos usuários internados na unidade
"Faz um milagre em mim”. Foi com essa frase de uma conhecida música religiosa que os pacientes internados no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) se emocionaram na manhã desta terça-feira (18). O projeto Musicoterapia, que leva esperança e reflexão aos usuários da unidade, ocorre em parceria com 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51 BIS) do Exército Brasileiro.
Com instrumentos musicais e uma voz firme, os militares visitaram as Clínicas Médica e Cirúrgica e apresentaram várias canções religiosas muito conhecidas pelo público. Acompanhantes e pacientes choraram de emoção ao ouvir cada melodia das músicas. Os corredores ficaram movimentados de tanta alegria.
A Jerline Cardoso foi uma das pessoas que se emocionou. Mãe de um recém-nascido internado na UTI Neonatal, ela não conseguiu conter as lágrimas e fez questão de assistir ao pequeno show dentro da unidade de saúde. “Eu me senti abraçada. É algo tão confortante no coração. A cada frase dessas músicas eu pude sentir a presença de Deus. Foi uma apresentação linda. Fiquei mais leve, mais alegre e senti aquela esperança de voltar logo pra minha casa com o meu filho”, disse a dona de casa, sorridente, com os olhos cheios de lágrima.
O Josiel dos Santos também ficou animado com a visita dos músicos. “Aqui dentro, às vezes a gente fica triste. Dá uma saudade de casa, aquela vontade de sair, dar uma volta na rua. Mas agora fiquei tão feliz com as músicas que eles cantaram. Com certeza as outras pessoas também sentiram o que eu senti”, disse o paciente internado na Clínica Cirúrgica, encantado com o projeto de humanização.
De acordo com o Analista de Humanização do HRPT, Gabriel Santos, o projeto Musicoterapia deverá ocorrer duas vezes por semana na unidade, levando muita emoção aos pacientes e colaboradores. “Com a música, as pessoas conseguem recuperar a esperança de viver com muito mais saúde. Elas ficam mais dispostas a enfrentar as adversidades. Não só no momento de música apenas. Tem um momento de envolvimento ali. Os militares também dão uma palavra de conforto e de incentivo e com certeza isso melhora o dia daquela pessoa”, disse o profissional responsável execução dos projetos de humanização.
O Hospital Regional Público da Transamazônica fica localizado em Altamira, na região sudoeste do Pará. É gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). Há um ano e sete meses à frente da gestão da unidade de saúde, inúmeras ações de humanização foram realizadas, cumprindo a Política Nacional da Humanização (PNH), definida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Jonas Ribeiro / Ascom HRPT