Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRÉ-CÚPULA DO Y20

Jovens paraenses levam suas experiências e perspectivas de futuro para a Pré-Cúpula do Y20, em Belém

O evento mobilizou 150 jovens paraenses para participar da iniciativa, que, até então, era um fórum exclusivamente de gestores e representantes de movimentos jovens constituídos

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
18/06/2024 17h25

A Pré-cúpula do Y20, Grupo de Juventude do G20, que ocorre até esta quarta-feira, 19, em Belém, consolidou-se, nesta terça-feira, 18, dia destinado às discussões no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, como um espaço de escuta, de articulação e de proposições das juventudes do Pará, de maneira especial.

Uma iniciativa do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), mobilizou 150 jovens paraenses para participar da iniciativa, que, até então, era um fórum exclusivamente de gestores e representantes de movimentos jovens constituídos.

A oportunidade, articulada pela Seirdh, de levar jovens da sociedade civil diretamente para o fórum de discussões foi muito bem aceita pelo segmento, que buscou pautar, nos debates, as questões mais específicas de cada região do Estado, como geração de emprego e renda, inclusão e diversidade, mudanças climáticas, entre outras. 

Para a servidora pública Dani Oliveira, de 29 anos, moradora do município de Curralinho, no arquipélago do Marajó, foi uma das convidadas para o encontro e destacou que é fundamental que jovens de todas as regiões do Pará tenham tido assento garantido no evento, organizado pelo Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes no âmbito do G20, o Youth20 (Y20).

"Acho muito importante que nós possamos ter sido integrados a esse evento. Como jovens marajoaras, amazônicos, é crucial que a gente possa mostrar a nossa realidade para quem vem do contexto nacional e internacional, porque a nossa vivência é completamente diferente da encontrada em outros municípios, outros Estados e outros países. Então, dessa vez, nos deram espaço para que a gente pudesse vir contar a nossa realidade, falar o que está faltando e o que nós estamos precisando, como, por exemplo, uma educação mais voltada para a nossa realidade", relatou. 

O jovem Jailson Lopes, de 20 anos, vive com a família em um distrito do município de Garrafão do Norte, no nordeste paraense. Mesmo antes do evento terminar, ele estava ansioso com a possibilidade de levar para os jovens da sua comunidade os debates travados na Pré-cúpula do Y20. “Queremos mais qualidade de vida para nossa juventude, por isso, vim atrás de formação, de conhecimento, para poder levar para os nossos jovens e tirá-los do mundo das drogas e de outras dificuldades, que são muito comuns no interior”, comentou ele, que é de uma família de produtores da agricultura familiar. 

Bárbara Oliveira, de 30 anos, saiu de Jacareacanga, a mais de 1,6 mil quilômetros de Belém, para integrar os debates voltados para as juventudes. "Pela primeira vez, a juventude teve um evento específico no Theatro da Paz, no Hangar, teve contato com jovens de outros países, que falam outras línguas. Recebemos todo o apoio e tivemos nossos momentos de fala, na pauta específica que cada um escolheu. Então, eu só a agradecer”, disse ela, que fez questão de pautar a dificuldade dos jovens de Jacareacanga em acessar a rede mundial de computadores, a internet. "A gente ainda tem muita dificuldade de ter internet nas escolas, nas comunidades ribeirinhas. E isso reflete na hora de procurar um emprego, por exemplo, pois não estamos preparados. Precisamos colocar nossos jovens no mercado de trabalho e tirá-los do mundo do garimpo, muito comum na nossa região”, frisou.

Já a universitária Jamile Nogueira, de 22 anos, moradora do município de Oeiras do Pará, no Marajó, ressaltou a relevância dos debates em torno da questão climática com envolvimento das juventudes. "Estar aqui e ocupar esse espaço é muito importante pra gente. No meu município, a questão das mudanças climáticas é algo que estamos percebendo muito nitidamente. As queimadas, o tempo muito seco, os rios secando. No ano passado, tivemos uma grande queimada que promoveu a morte de muitos animais. Foi uma tragédia. Fora o calor intenso. Hoje em dia, ninguém consegue ficar dentro das suas casas se não tiver ar condicionado ou ventilador. Então, alguma coisa precisa ser feita e nós, como jovens, estamos dispostos a contribuir", observou. 

As atividades da Pré-cúpula do Y20 em Belém foram concentradas, nesta terça-feira, 18, no Hangar Centro de Feiras e Convenções da Amazônia. Nesta quarta-feira, 19, haverá uma visita à Usina da Paz da Cabanagem, durante a qual os gestores internacionais de Juventudes conhecerão a experiência de sucesso do Governo do Pará.