Polícia Militar do Pará apresenta resultados dos investimentos em segurança pública
Dados estão no quarto Anuário 2023 da PM lançado nesta terça-feira, 18.
Autoridades da Segurança Pública do Estado se reuniram nesta terça-feira, 18, para o lançamento do Anuário 2023 da Polícia Militar do Pará (PMPA). O documento celebra sua 4ª edição e auxilia na gestão e logística das ações da corporação, para garantir a qualidade dos serviços prestados para população.
O encontro contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, do comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, do delegado-geral, Walter Resende, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme Benjó, entre outras autoridades civis e militares.
"Nós vivenciávamos em 2019, quando assumimos, um caos na segurança pública no nosso Estado. Foram mais de 4 mil homicídios no ano de 2018 em todo o Pará. Belém, entre as 20 piores cidades do mundo em homicídios, 48 policiais militares mortos. Foi o cenário que encontramos. Esse era o tamanho do nosso desafio: fazer o Estado vivenciar a normalidade da segurança pública. Ainda em 2019, concluímos o ano com 30% de redução histórica nos crimes letais e intencionais", relembrou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, que aproveitou o momento para reforçar a importância de registrar os resultados do trabalho da corporação. "Isso reflete o papel do anuário como instrumento de prestação de contas e consulta pública, promovendo a transparência da atuação da PM", pontuou.
Registros – No documento, que estará disponível para consulta pública no site da Polícia Militar, a partir desta quarta-feira, 19, estão registrados dados referentes à estrutura da corporação, operações realizadas, formação inicial, continuada e complementar, aquisição de materiais e equipamentos, ações sociais e desportivas, além do investimento realizado nos diversos setores institucionais.
"Parabenizo a iniciativa da Polícia Militar em registrar todos esses dados, porque isso mostra todo o trabalho que vem sendo executado e os avanços conquistados graças ao trabalho integrado do sistema de segurança pública. Pelo sexto ano consecutivo estamos reduzindo a criminalidade e hoje somos referência nacional em segurança pública", reforçou Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.
Concurso público – Nos últimos dois anos, a PMPA formou as maiores turmas da corporação, um total de 2.772 novos soldados e 163 cadetes aspirantes a oficial. Em 2023, o maior concurso público da história da PM no Estado mobilizou 70 mil candidatos concorrendo a 4,4 mil vagas e mais cadastro reserva. O certame segue em andamento.
A criminalidade diminuiu significativamente nos últimos cinco anos no Estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. Em dezembro de 2023, o Estado finalizou o ano com menos de 2 mil homicídios registrados, o melhor na linha histórica desde o ano de 2010, apresentando uma redução de 13% no comparativo ao ano de 2022. Os Indicadores mostram ainda um alcance histórico na linha do tempo, em relação aos Crimes Violentos, onde o Pará registrou queda de 14% no comparado com o ano de 2022, e ainda de 49% no comparativo ao ano de 2018. O número representa a preservação de mais de 8 mil vidas, em um período de cinco anos.
Transparência – Um dos reforços presentes nas ações de segurança pública e atividade policial no Pará foi a implantação das câmeras corporais. Os policiais militares de Belém e Região Metropolitana iniciaram a utilização dos equipamentos como uma parte integrante do uniforme de trabalho. São mil aparelhos que estão em circulação, todos registrando em tempo real tudo o que acontece durante o serviço dos agentes que estão nas ruas.
Reestruturação – O 5º BPM de Castanhal é um dos 40 quartéis entregues pelo Governo do Pará e também é onde trabalha o 3º sargento Claudemir Cavalcante que destaca a importância do investimento. "Observamos avanços notáveis, incluindo a modernização da infraestrutura. Isso aprimorou as condições de trabalho e fortalecimento das capacidades operacionais da corporação. Além de elevar o moral da equipe, a modernização contribui para uma força militar mais eficiente, refletindo positivamente na segurança e tranquilidade da população que servimos", frisou o militar.
Investimentos – O Governo do Estado investiu em nova frota de carros, motos e embarcações, equipamentos, uniformes, coletes balísticos e armamento para a corporação. Em 2023, o Estado anunciou um pacote de dinheiro para a segurança pública de R$ 25 milhões, que inclui as polícias militar, civil e científica e o Corpo de Bombeiros.
Assistência – Em um ano, mais de 13 mil atendimentos em saúde e assistência social foram registrados no prédio do Departamento-Geral de Pessoal (DGP), no Comando-Geral da Polícia Militar, em Belém, entregue pelo Governo do Estado, em abril de 2023. Cuidados preventivos com a saúde física e emocional estão entre as principais demandas assistidas.