Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia reforça protocolo de prevenção de lesões por pressão em seus usuários

A capacitação, que já conta com a participação de 83 profissionais, inclui o uso de estruturas realistas em isopor, confeccionadas pela própria comissão

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
18/06/2024 15h25

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio da Comissão de Curativos (CC), com o apoio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), neste mês de junho, está promovendo a capacitação sobre Feridas, Curativos e Cuidados para Prevenir Lesão por Pressão (LPP), destinada à equipe de Enfermagem, que já envolveu mais de 80 profissionais. A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do HGT para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente, contando com protocolos e estratégias específicos para a prevenção de lesões de pele por pressão.

A equipe responsável pela atividade iniciou a capacitação na última semana e segue sendo realizada em todos os setores de assistência, abrangendo enfermeiros e técnicos de Enfermagem. A capacitação, que já conta com a participação de 83 profissionais, inclui o uso de estruturas realistas em isopor, confeccionadas pela própria comissão. Essas estruturas são projetadas para simular todos os estágios das lesões por pressão, abrangendo desde as diferentes camadas da pele até os tipos de tecidos desvitalizados e o tecido viável.

A presidente da Comissão de Curativos, a enfermeira, Monique Rocha, comenta sobre a ação de educação em saúde e seu impacto positivo na assistência prestada. 

"As estruturas realistas que estão sendo utilizadas são ferramentas lúdicas para que os participantes compreendam de forma prática e detalhada os diferentes estágios das lesões por pressão. Desde o eritema inicial que pode ser sutil em pele escura até as lesões mais avançadas com exposição de tecidos profundos, nosso objetivo é garantir que todos estejam ainda mais preparados para identificar, tratar e prevenir essas condições com o máximo de precisão e cuidado", concluiu a profissional.

Também foi montado painel expositor com imagens ilustrativas de diferentes tipos de feridas. Os participantes são incentivados a interagir, indicando qual seria a cobertura mais adequada para cada caso durante a realização do curativo.

O paciente João Batista, de 50 anos, está internado no HGT desde a última sexta-feira, 17, quando realizou um desbridamento no pé direito devido à sua condição de diabético. Ele enfatizou a importância da capacitação da equipe de Enfermagem e reforçou a necessidade de mudanças frequentes de decúbito para evitar complicações. 

"Em casa, é normal eu mudar de posição na cama várias vezes, durante a noite, e aqui no hospital não tem sido diferente. Meu filho sempre me ajuda com isso, e os enfermeiros também são muito cuidadosos. Estou sendo bem atendido e bem cuidado, o que vem fazendo muita diferença na minha recuperação. É ainda melhor saber que toda essa equipe está sempre em busca de oferecer o melhor tratamento para nós, que precisamos da ajuda deles", finalizou o paciente.

Como parte complementar das iniciativas para prevenção de lesões por pressão, foram plotados adesivos nas Clínicas de Internação, os quais informam visualmente sobre a necessidade de mudança de decúbito. Cada adesivo é acompanhado por uma imagem ilustrativa que demonstra claramente como realizar a mudança de maneira adequada. E ainda, todas as unidades de internação são equipadas com relógios programados para emitir alarmes a cada duas horas, reforçando a importância da rotação de decúbito como medida preventiva essencial.

Meta de segurança – A redução do risco de quedas e lesões por pressão é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, definidas por entidades internacionais que reforçam boas práticas no cuidado prestado por profissionais de saúde e que contribuem para preservar a vida, integridade e dignidade dos pacientes nas unidades de saúde.

As lesões por pressão são danos localizados na pele. A incidência aumenta conforme os fatores de risco, como idade avançada, restrição ao leito, obesidade e exposição da pele à fricção.

"Nosso compromisso no HGT é garantir que todos os pacientes recebam o melhor cuidado possível. A satisfação e a recuperação dos nossos pacientes, são reflexos do nosso empenho e dedicação em oferecer um tratamento de excelência e uma assistência segura", destacou o gerente assistencial Milton Peixoto.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.