Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA AMAZÔNICA

Estado garante segurança durante os cortejos do Arraial do Pavulagem

O planejamento especial, com apoio de órgãos municipais, já foi posto em prática neste domingo, no primeiro dos quatros eventos por ruas de Belém

Por André Macedo (SEGUP)
16/06/2024 14h23

Polícia Militar está presente em todo o trajeto do Arraial do Pavulagem: segurança à manifestação culturalA Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), junto com órgãos parceiros, realizou ações de ostensividade, patrulhamento e orientações no trânsito na manhã deste domingo (16), durante o primeiro cortejo junino do Arraial do Pavulagem, que reúne cerca de 10 mil pessoas em Belém.

Com 500 agentes envolvidos, o esquema de segurança pública estará presente nas outras três edições do cortejo, nos dias 23 e 30 de junho, e 7 de julho, a fim de manter a ordem pública durante os arrastões culturais, informou o secretário-adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira.O cortejo junino leva cerca de 10 mil pessoas às ruas. Concentração em frente ao Theatro da Paz.

“A estrutura de segurança montada para atender ao Arraial do Pavulagem conta com uma expertise dos anos anteriores. Observamos que o cortejo vem aumentando a cada ano. Nessa montagem, reunimos com os organizadores do evento e os vários atores do sistema estadual de segurança pública e do ente municipal, como a Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) e a própria Guarda Municipal”, destacou. 

“Teremos pela Polícia Civil reforços nas delegacias de São Brás e an própria Seccional do Comércio, que ficam aptas a atender possíveis ocorrências geradas no evento, conduzida pelas equipes de policiamento ostensivo da Polícia Militar. Faremos os bloqueios de trânsito, distribuindo o policiamento durante todo o cortejo. E a partir daí vamos observando que essa festividade cultural vem se desenvolvendo de maneira bem tranquila”, acrescentou Luciano de Oliveira.

Ações - Com início na Avenida Presidente Vargas, no entorno do Theatro da Paz, e seguindo até a Praça Waldemar Henrique, todo o trajeto é acompanhado de perto pelas forças de segurança. A Polícia Militar realizará o policiamento nas áreas do cortejo e adjacências, para garantir o bem-estar dos participantes.

O Corpo de Bombeiros Militar mobiliza equipes e viaturas de resgate, para atendimentos pré-hospitalares, além de atuar integrado aos demais órgãos.

No trânsito, os bloqueios são feitas por agentes da Semob e Guarda Municipal de Belém (GMB), da seguinte forma: Rua Osvaldo Cruz no cruzamento com as avenidas Presidente Vargas e Assis de Vasconcelos; Rua Aristides Lobo com a Avenida Assis de Vasconcelos; Rua Municipalidade com Assis de Vasconcelos, e no cruzamento das avenidas Marechal Hermes e Presidente Vargas. A Travessa 1º de Março também é interditada nos trechos com as ruas Ó de Almeida, Senador Manoel Barata, 28 de Setembro e Gaspar Viana.