Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO SUDOESTE PARAENSE

Estação Cidadania Itaituba completa um ano de funcionamento com mais de 25 mil atendimentos

Com vários serviços públicos em um só lugar, a Estação Cidadania, coordenada pela Seplad, é referência de comodidade e eficiência para cerca de 200 mil moradores na região

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
15/06/2024 11h14

Ao completar um ano de funcionamento neste sábado (15), a Estação Cidadania Itaituba, no sudoeste paraense, contabiliza mais de 25 mil atendimentos, proporcionando serviços mais rápidos e eficientes à população da Região de Integração Tapajós. A unidade representa um importante passo na descentralização dos serviços públicos, aproximando a administração estadual das comunidades locais e facilitando o acesso aos serviços públicos.

Atualmente, a Estação Cidadania Itaituba atende cerca de 200 mil moradores dos municípios de Itaituba, Novo Progresso, Jacareacanga, Trairão, Rurópolis e Placas, e ainda dos distritos de Moraes de Almeida e Castelo de Sonhos, pertencentes ao município de Altamira.População reconhece a importância da Estação para facilitar o acesso a serviços públicos

“Estamos muito felizes em celebrar o primeiro ano de funcionamento da Estação Cidadania Itaituba, que já realizou mais de 25 mil atendimentos, demonstrando a eficiência e a importância desse modelo integrado de serviços públicos para a população. Esse sucesso nos motiva a continuar aprimorando nossos serviços e a expandi-los a outros municípios do Pará. Estamos realizando estudos para implantar mais Estações Cidadania em todas as regiões do Estado. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso facilitado aos serviços públicos essenciais. Por este motivo continuaremos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos e avançar rumo a um Pará mais justo e desenvolvido para todos”, destacou Gabriela Duarte, diretora de Desenvolvimento de Gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), responsável pela coordenação das Estações.

Facilidade - Desde o início de funcionamento, a Estação Cidadania Itaituba é um ponto de referência para a comunidade, proporcionando agilidade e praticidade no atendimento de demandas. O espaço reúne vários órgãos da administração pública, que ofertam serviços como emissão de RG; consulta de restituição de Imposto de Renda; recepção de processos; carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); seguro desemprego; consulta processual e sala do empreendedor. Essa integração permite que os cidadãos resolvam diversas pendências em um só lugar, economizando tempo e recursos.

A microempreendedora Ana Paula Navarro viajou do município de Trairão até  Itaituba para conseguir a primeira via do RG da filha. “Vim fazer a identidade da minha filha, a primeira via. É a primeira vez que venho aqui e gostei do que vi até agora. Parece que tem mais serviços disponíveis do que no local onde costumava fazer o documento. Antes, não tínhamos um lugar que reúne vários órgãos para facilitar o acesso aos serviços públicos. Costumávamos ir à polícia, mas era um pouco mais demorado. Por isso, decidi vir até Itaituba para agilizar o processo”, contou Ana Paula.

A Estação Cidadania Itaituba segue o mesmo modelo da unidade de Tucuruí, na região sudeste. É um espaço moderno e com vários recursos tecnológicos, projetado para oferecer mais comodidade e praticidade à população. “Hoje fiz a primeira via dos documentos do meu filho e da minha filha. O atendimento foi muito rápido e eficiente. Antes, era um processo demorado. Eu acho que já cheguei a esperar três horas para fazer minha identidade. Hoje, o processo está muito melhor. É um grande avanço ter vários órgãos reunidos em um único local para facilitar o atendimento aos cidadãos. Itaituba estava precisando disso há muito tempo. Antes, era uma grande dificuldade tirar uma identidade, mas hoje estou muito satisfeita com o serviço”, garantiu a autônoma Carlisângela Benício, moradora de Itaituba.Emissão de documentos é um dos serviços oferecidos à população

Descentralização - O Pará possui 10 Estações Cidadania, das quais cinco na Região Metropolitana de Belém; uma em Santarém, no oeste; uma em Marabá, uma em Parauapebas e uma em Tucuruí, no sudeste, e uma em Itaituba.

“A Estação Cidadania Itaituba tem se mostrado essencial para a comunidade, representando um avanço significativo na prestação de serviços e no atendimento ao cidadão, além de descentralizar os atendimentos da capital. Hoje, os moradores da região não precisam mais se deslocar até Belém ou Santarém, para acessar serviços essenciais, pois a Estação se tornou um polo de atendimento para todos os municípios da região”, disse Kleber Lara, coordenador-geral das Estações Cidadania.

Para o autônomo Charles Nascimento, morador de Itaituba, “o prédio é bonito e o atendimento é excelente. Nos beneficiou bastante, até porque a gente necessitava de um espaço assim faz tempo, com vários órgãos. Agiliza muito o nosso tempo. Esta é a segunda vez que venho até aqui. Hoje vim tirar a segunda via do meu RG”.

Serviço: A Estação Cidadania de Itaituba fica localizada na Rua Bruno Juarez Corrêa, s/n, Bela Vista, na sede municipal. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.