Estado assina acordo de cooperação entre Uepa e universidade chinesa de Shandong
O documento, assinado pelo governador Helder Barbalho e pelos representantes das duas instituições de ensino, permite a troca e produção de conhecimento
A educação no Pará deu mais um passo importante nesta sexta-feira (14), quando o governador Helder Barbalho assinou um acordo de cooperação de pesquisa e ensino entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Normal de Shandong, na China. Durante a solenidade, o chefe do Executivo ressaltou a excelência da produção de conhecimento científico na Amazônia e a importância de parcerias para ampliar conhecimentos.
“A Universidade do Estado do Pará tem buscado a internacionalização por meio de parcerias como essa, com uma das universidades mais importantes da China. E esse acordo permite que possamos fortalecer o intercâmbio e o conhecimento. Dessa forma, permite que nossos alunos e nossos professores possam se capacitar na China, um dos países que mais acumulam conhecimento, ciência, tecnologia e inovação”, disse Helder Barbalho.Governador Helder Barbalho, o chanceler professor da Universidade de Shandong, Feng Jikang, o reitor Clay Chagas e demais autoridades na assinatura do acordo
A parceria vai fortalecer as ações de educação entre o Governo do Pará e a China. Participaram da assinatura o reitor da Uepa, Clay Chagas, representantes da comunidade acadêmica e o chanceler professor da Universidade Normal Shandong, Feng Jikang.
Intercâmbio - De acordo com Feng Jikang, “a participação internacional vem aumentando e se espalhando pelos continentes. Estamos tendo a oportunidade de trocar conhecimento, e agora temos a oportunidade de estar aqui na Amazônia. A Universidade presente no Pará faz um intercâmbio de conhecimento e cultura, que tem agregado para o Brasil e para a China. Em especial quando a gente visa ao conhecimento. O ensino pode agregar cada vez mais para a população”.
O documento assinado nesta sexta-feira garante a ampliação da parceria entre as duas instituições. Para o reitor Clay Chagas, de forma inédita o Pará se destaca pelo intercâmbio de conhecimentos. “Nós estamos assinando hoje, junto com o governador, esse convênio. Estamos encaminhando, em setembro, uma comitiva de pesquisadores da universidade para a província onde fica localizada a Universidade de Shandong”, informou.
Texto: Ronan Frias - Secom