Estado garante capacitação em Inclusão Digital para mulheres da Região Metropolitana
A iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres oferece oportunidades às mulheres de áreas mais vulneráveis
"Quando eu soube da oportunidade de participar do curso nem pensei duas vezes. A nossa vida é cheia de dificuldades. Então, não podemos deixar nada para depois. Há oito anos fui diagnosticada com câncer, e desde então eu sigo em tratamento. Confesso que por esse motivo às vezes acabei me atrasando para a aula, mas nunca faltei. Quero aqui agradecer à Secretaria por essa iniciativa e também pelo acolhimento". O relato emocionado é de Carla Adriana, integrante da sexta turma do Curso de Inclusão Digital, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu).Capacitação aumenta oportunidades de acesso ao mercado de trabalho
A cerimônia simbólica, realizada na tarde desta sexta-feira (14), na sede da Secretaria, onde as aulas foram ministradas. "Eu fiz o curso para poder me atualizar. Nós, mulheres, temos um espaço na sociedade e devemos ocupá-lo, não importa a idade que cada uma tem aqui. E se eu puder deixar um conselho para elas, eu diria para não desistir dos sonhos. Assim como eu, mesmo diante do meu diagnóstico, não desisti", completou Carla Adriana.
Oportunidades - A Semu já certificou mais de 300 mulheres, que também aproveitaram a oportunidade e concluíram o Curso de Inclusão Digital, por meio do Projeto "Qualifica Mulher", destinado a aumentar as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho para o público feminino. "Eu não sabia da existência do curso, até que um dia eu passei pela frente da Secretaria e resolvi entrar. Foi aí que fiquei sabendo e já entrei no grupo de WhatsApp das mulheres que são assistidas pela Secretaria. O curso veio para agregar ainda mais os meus conhecimentos, e também já aproveitei para atualizar o meu currículo", contou Paula Lopes.
Todas as estudantes com frequência superior a 75% receberam o diploma de conclusão. "Essa é uma grande oportunidade para que todas possam aprender. A internet vai se atualizando muito rápido, e aqui todas têm a mesma oportunidade de aprender, independente de suas idades. Eu tenho certeza que elas saem hoje muito mais enriquecidas, não só como pessoa, mas também como profissional", disse Cleide Amorim, secretária adjunta da Semu e responsável pela entrega dos certificados.
O projeto desenvolvido pela Secretaria é realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto de Tecnologia (Itec).