Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Pará entrega novos veículos para fiscalizações do Imetropará

Frota reforça ações em rodovias e portos para garantir qualidade dos produtos consumidos no Estado

Por Denise Soares (SECOM)
14/06/2024 15h14

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) recebeu novos veículos para reforçar suas atividades de verificação e fiscalização no Estado. A entrega foi feita nesta sexta-feira (14), pelo governador Helder Barbalho, no Palácio de Governo.

“Mais uma entrega importante para que, efetivamente, o Estado proteja o cidadão na fiscalização, no monitoramento, na garantia de serviços públicos, mas fundamentalmente, no monitoramento e fiscalização dos prestadores de serviços privados, para que nós mantermos a retaguarda da certificação e a garantia dos direitos para a população”, enfatizou o governador Helder Barbalho.

O Instituto recebeu um caminhão-padrão, utilizado para aferição de balanças em rodovias e portos, e três caminhonetes, para ampliar a frota da autarquia nas ações de metrologia legal e qualidade.

“Esse caminhão é extremamente importante para a gente, porque ele faz a aferição de balanças industriais, aquelas grandes que têm dentro de várias fazendas. Este caminhão vai realmente conferir se essas balanças estão adequadas, para que o consumidor não seja lesado”, destacou Daniel Nascimento, presidente Imetropará,

Garantia de qualidade – O Imetropará é o órgão estadual responsável pelas inspeções de instrumentos de medição, bem como fiscalização da conformidade de produtos e serviços regulamentados, além do controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos. 

Suas atividades envolvem verificação de radares, balanças, bombas de combustível, extintores, brinquedos, eletrodomésticos e material têxtil, além de produtos pré-medidos, ou seja, aqueles que não são embalados na frente do consumidor.  O objetivo é contribuir para proteger a população em caso de violação das normas e melhorar a qualidade dos produtos consumidos no Estado.