Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo entrega lancha para reforçar segurança nos rios de Chaves, no Marajó

Equipamento é voltado para fortalecer o policiamento na malha fluvial do município

Por Walena Lopes (SEGUP)
13/06/2024 19h33

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou na tarde desta quinta-feira (13), uma nova lancha de 60HP para reforçar o policiamento fluvial no município de Chaves, no arquipélago do Marajó. O veículo é avaliado em R$75 mil.

A cerimônia de entrega foi realizada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, e demais gestores e representantes dos órgãos de segurança do Estado. 

Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o equipamento foi pensado como uma forma de intensificar o policiamento da região, levando em conta as particularidades geográficas do Pará. 

“É importante também ter o pensamento estratégico do policiamento na malha fluvial do Estado, sendo esse, um dos nossos maiores focos da Segurança. Entendemos a necessidade de um município como Chaves ter sua própria embarcação, sendo que outro da região já possuem suas próprias lanchas. O uso da embarcação permite mais agilidade durante o deslocamento e, assim, também viabiliza as ações de prevenção e repressão à criminalidade na região”, finaliza. 

A lancha é equipada com sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas, capota, kit de salvatagem náutico e carreta rodoviária. Os equipamentos visam o fortalecimento das as ações policiais nos rios do município e áreas próximas, e dessa forma, contribuir para o combate aos crimes fluviais, garantindo a segurança de ribeirinhos e todos que trafegam pela região.

Mais Investimentos- Nos últimos 5 anos, o Governo do Pará, vem fazendo fortes investimentos na segurança público dos municípios do Marajó. Dentre os municípios beneficiados com lanchas rápidas estão Chaves, Afuá, São Sebastião da Boa Vista, Oeiras do Pará, Santa Cruz do Arari, Portel, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Curralinho, Breves, Bagre, Anajás, Gurupá e Soure. 

O governo investiu também mais de R$ 10 milhões em novas Delegacias de Polícia Civil para os municípios de Oeiras do Pará, Salvaterra, Afuá, Anajás, Santa Cruz do Arari, Curralinho e Muaná. 

O Marajó é contemplado ainda com a primeira Base Fluvial Integrada “Antônio Lemos”, instalada às margens do rio Tajapuru, no município de Breves.

“Nossa estratégia de segurança visa, cada vez mais, viabilizar recursos para equipar e fortalecer os órgãos de segurança atuantes no arquipélago do Marajó, para garantir maior segurança a todos os Marajoaras” reforçou o titular da Segup.