Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E OPORTUNIDADES

Curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas capacita população em Ourém

Qualificação disponibilizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e parceiros institucionais quer promover atividade turística local

Por Israel Pegado (SETUR)
13/06/2024 11h38

A Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura de Ourém e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (19° GBM/Capanema), está promovendo o curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas. A formação tem como objetivo capacitar a população que trabalha ou deseja trabalhar na condução de trilhas de curta duração, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade turística local e fortalecendo a rede estadual de trilhas.

Dividido em dois módulos, a parte teórica do curso foi realizado na Secretaria da Juventude, Cultura, Lazer e Turismo (SEJUCULT) de Ourém, de 3 a 7 de junho, enquanto as aulas práticas foram feitas na Vila Fátima - Furo Novo, acontecem desde o dia 10, deste mês até amanhã (14).

"A capacitação oferecida pelo curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas em Ourém é fundamental para fortalecer a Rede Estadual de Trilhas e promover o turismo sustentável em nosso estado. Investir na qualificação de profissionais locais é essencial para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, preservação do nosso patrimônio natural e geração de novas oportunidades de emprego. Nosso compromisso é fomentar uma cultura de turismo responsável e sustentável, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes”, afirma o secretário de Turismo do Pará.

A turma do curso é composta por um grupo diversificado de participantes, refletindo uma ampla gama de interesses e experiências. Entre os alunos, destacam-se professores de educação física, que buscam ampliar seus conhecimentos e habilidades na condução de trilhas de curta duração. Também estão presentes estudantes de diversos cursos, interessados em adquirir competências adicionais que possam complementar suas formações acadêmicas.

Além disso, o curso atrai praticantes de cicloturismo, que veem na capacitação uma oportunidade para aprimorar suas práticas e contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável em suas regiões. Completa o perfil da turma servidores públicos, comprometidos com a promoção do turismo local e o fortalecimento da Rede Estadual de Trilhas, trazendo uma perspectiva institucional valiosa para a dinâmica do curso.

Após anos morando em Belém, Sônia Lima, de 54 anos, natural de Ourém, contadora e proprietária de uma ótica, enxerga no turismo novas oportunidades de negócios e empreendedorismo. “Na minha propriedade onde moro, dá pra construir uns chalés, com espaço pra apreciar a natureza e pássaros. Um ambiente calmo e tranquilo, na qual quem frequenta se sente em um paraíso. Por isso já tem até um nome: Paraíso da Sônia”, revela. 

Sônia Lima acrescentou: “aqui em Ourém nós temos um potencial muito grande pra investir no turismo, só falta o povo acreditar e agir. Mas, no que depender de mim, somarei pra que isso de certo”.

A Setur busca aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade. A iniciativa visa integrar favoravelmente o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado do Pará, atentando para as especificidades e padrões culturais dos polos turísticos. O curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas também busca promover a empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão entre os participantes.

Com essa capacitação, espera-se que os condutores ambientais formados possam atuar de maneira mais eficaz e responsável, promovendo a preservação ambiental e a valorização do patrimônio natural de Ourém e região, contribuindo assim para o fortalecimento do turismo sustentável no Pará.