Unidade de Inclusão Social já está em funcionamento em Mocajuba
Espaço vai garantir à população acesso a serviços gratuitos de capacitação, emissão de documentos e lazer
Logo cedo, as irmãs Edivane e Rosiele Gonçalves estiveram na Unidade Integrada de Inclusão Social, em Mocajuba, no nordeste do Pará, para saber mais sobre os cursos que serão ofertados gratuitamente no espaço inaugurado na última segunda-feira (10) pelo Governo do Estado, através da Fundação ParáPaz. Elas saíram com o cadastro realizado e com uma vontade grande de recomeçar.
“Minha renda é baixa e praticamente sobrevivo de benefício, mas já trabalhei em casa de família e queria ter outras oportunidades. Aprender a mexer no computador é básico pra conseguir um emprego no administrativo, mas eu não sei muito. Meu pai é analfabeto e minha mãe sabe ler um pouco e eu queria estudar pra melhorar meus conhecimentos e, quem sabe, conseguir um salário melhor”, contou Rosiele. Edivane, sua irmã, tem os mesmos sonhos: mudar sua realidade e conseguir uma vida mais confortável.
Antônio Pereira, de 37 anos, trabalha há 10 como mototaxista e também busca transformação através dos estudos. “É a primeira vez que procuro um curso porque quero aprender a usar o computador e talvez complementar a renda futuramente”, disse ele.
Os cursos fazem parte da programação da Unidade de Inclusão Social, que oferecerá outros serviços conforme a demanda, como explicou o coordenador-geral, Carlos Valente. "A intenção é fornecer um espaço que garanta os direitos da comunidade com acesso a serviços gratuitos de capacitação, emissão de documentos e lazer através de órgãos parceiros, valorizando a integração social e profissional", explicou.
Outros serviços - Além dos cursos, a emissão gratuita de todas as vias do RG estará disponível. Lidiane Rodrigues, de 29 anos, conseguiu seu novo documento, o primeiro entregue pela unidade, e ficou aliviada. Mônica Jesus, de 33 anos, também foi beneficiada.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) possui uma sala disponível para suporte ao usuário que precisa resolver qualquer pendência relacionada ao veículo, como Primeiro Emplacamento; Transferência de Jurisdição; Mudança de categoria; Transferência de Propriedade; Inclusão de Gravame Financeiro; Baixa de Gravame Financeiro; Baixa de Veículo; Alteração Razão Social ou Nome do Proprietário; Licenciamento Anual; 2ª via Certificado Registro Licenciamento Veículo; 2ª via Certificado de Registro de Veículo e Parcelamento das Taxas do Detran. Basta chegar no local e procurar o atendimento.
Oficinas- Durante o mês de junho, as oficinas de “Customização de sandálias” e “Flores em E.V.A” estarão com inscrições abertas. Todos os materiais utilizados para os artesanatos são cedidos às participantes e tudo o que for produzido durante as aulas, elas também podem levar para casa. Segundo a aprendiz Ruthe Pereira, 24 anos, não há obstáculos durante esse processo. Mesmo com todas as dificuldades de ser mãe de 4 filhos, sendo uma de 11 meses, ela garantiu que vai concluir a oficina porque mora na rua ao lado e quer ser uma artesã de sucesso.
“Os filhos nunca atrapalham a gente. Trouxe a minha comigo porque ela ainda é um bebê e ainda mama. Tava esperando por um curso assim porque sempre vejo vídeos na internet e queria ter essa experiência”, disse Ruthe, que também pretende fazer do artesanato sua renda, já que é um trabalho que pode ser realizado em casa, sobrando tempo para cuidar dos filhos.
Esporte e lazer de participação - Carlos Valente ressaltou que um dos objetivos é transformar vidas e realidades, trazendo conforto para as famílias locais, por isso, implantou os “Espaços Abertos”, um projeto criado e coordenado por ele que possibilita o acesso às atividades esportivas e pedagógicas para crianças, jovens e adultos, melhorando a qualidade de vida e o desenvolvimento biopsicossocial.
“Posteriormente, faremos capacitação para todos os novos professores de educação física que receberão treinamento da proposta educacional realizada na ParáPaz, onde a principal característica é incentivar pessoas de todas as idades a praticarem algum esporte para o lazer, sem exclusão, garantindo que tenham acesso às atividades e sejam acolhidos de forma inclusiva”, finalizou.
Funcionamento - A Unidade de Inclusão Social de Mocajuba conta com a parceria da Polícia Civil; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e funciona de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, na Rua Nossa Senhora do Carmo, 220, bairro Fazenda. Para emissão de RG é necessário apresentar a certidão original de nascimento ou casamento; 2 fotos 3x4 atuais e comprovante de residência. Para cadastro em atividades, basta apresentar um documento e se informar na recepção.