Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Arraial do Pavulagem visita pacientes do Oncológico Infantil e abre programação junina na instituição

Além da visita do Batalhão da Estrela, Semana Junina do Hoiol conta com concurso de miss e mister, e gincana para arrecadação de brinquedos que serão doados aos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
11/06/2024 19h48

Um dos símbolos juninos mais icônicos do Pará, o Arraial do Pavulagem, visitou nesta terça-feira, 11, os pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém. A apresentação do Batalhão da Estrela percorreu os andares da unidade de saúde e realizou uma mostra dos tradicionais arrastões festivos que tomam as ruas da capital paraense. A presença do coletivo de artistas deu início à programação junina da instituição, que seguirá até a próxima sexta-feira, 14, com uma gincana de arrecadação de brinquedos, apresentação de quadrilha junina e concurso de miss e mister caipiras formados colaboradores.

A parceria do Hospital Octávio Lobo com o Instituto Arraial do Pavulagem iniciou em 2016. Desde então, as quadras juninas do hospital são abertas com a presença de voluntários que integram o grupo de artistas. A coordenadora de Humanização do Hoiol, Natacha Cardoso defende que a visita anual é “um momento para celebrar a alegria com músicas e elementos culturais da Amazônia”.

“O cuidado com o paciente do Oncológico Infantil vai além do tratamento medicamentoso. A assistência pede humanização e, com a ajuda do nosso extenso grupo de voluntários, proporcionamos isso às crianças e adolescentes internados, bem como aos familiares. Além desse olhar, o ‘Boi Pavulagem’ traz consigo a valorização da cultura regional, algo tão importante para o nosso povo”, afirmou Natacha.

Vestidos com roupas azuis, chapéus de fitas e tocando diferentes instrumentos, os artistas do Arraial do Pavulagem entoaram ritmos regionais, o que encantou os mais novos brincantes. Responsável por organizar as visitas do coletivo às unidades de saúde, a vice-presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Diene Sena, conta que cada encontro é emocionante e inspirador. “Não temos como descrever a emoção de poder alegrar essas crianças. A gente viu a felicidade e a esperança em cada olhinho. No início, eles (pacientes) ficam tímidos, observando tudo, mas se rendem e vem brincar conosco. E isso é muito gratificante, pois é um compromisso que viemos cumprir com o coração”, afirmou Diene.

A autônoma Leoneide Freitas, 36 anos, é natural do município de Cametá, nordeste paraense, e acompanha o filho, Osvaldo Neto, 3 anos, no tratamento contra um tumor renal. Foi a primeira vez que ambos participaram de um arrastão do Pavulagem. “Eu conhecia pela televisão e gostei muito de ver pessoalmente. Meu filho brincou, fez foto e posso dizer que foi uma alegria indescritível. Parabéns ao hospital pela iniciativa”, afirmou.

O mesmo sentimento de gratidão é compartilhado pela educadora social Meg Raquel Ferreira, de 37 anos. Ela é mãe do adolescente Buster Christian, 17 anos, que faz tratamento contra um osteossarcoma maligno de cartilagens. “Foi muito boa a visita. Meu filho participou, colocou o chapéu, interagiu e percebi que ele voltou muito mais alegre. Era o ânimo que ele precisava para encarar mais uma sessão de quimioterapia. Foi tudo maravilhoso para ele, que dançou e cantou, e para mim, que o vi sorrindo”.

Programação - A apresentação da Quadrilha do Hoiol e o desfile dos candidatos ao título de Miss e Mister Hoiol, formados por colaboradores, será realizada na próxima sexta-feira, 14,, quando será revelado o quantitativo de presentes arrecadados por cada candidato. Vale ressaltar que, independente do período do ano, o Hospital Octávio Lobo recebe doações de brinquedos novos, que podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na recepção da unidade, situada na Tv. Quatorze de Abril, 1394 - São Brás, Belém.

“Planejamos a semana junina com muito carinho para que todos sejam contemplados com muita alegria, descontração, sorrisos, brincadeiras. Em 2023, durante a primeira edição do concurso de Miss e Mister Hoiol, cinco colaboradores se candidataram e, juntos, arrecadaram mais de 1.600 brinquedos para os nossos usuários. Neste ano, com a inscrição de nove colaboradores, esperamos superar essa marca”, adiantou Natacha.

Serviço - Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.


Texto: Ellyson Ramos - Ascom Hoiol