Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIAGEM CULTURAL

Grupo Iaçá une dança e imaginário amazônico em espetáculo na Estação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/12/2015 12h21

A Estação das Docas recebe nesta sexta-feira, 4, o Grupo de Cultura Regional Iaçá, atração semanal do projeto Pôr do Som. O espetáculo “Todo rio é minha rua” tem início às 18h30, na orla do Armazém 3, com acesso gratuito.

A apresentação conta a história de um pescador que navega pelos rios da Amazônia. Durante a viagem, ele conhece as danças tradicionais das regiões do Tocantins, Tapajós e Caeté. A montagem também faz um alerta para a preservação da água, usando as lendas da Vitória-régia, do Boto e da Cobra Grande. “Criamos o personagem do pescador para fazer a conexão da história com a dança, o teatro, as lendas e a poesia que ajudam a projetar o imaginário amazônico. As apresentações que fazemos na Estação são sempre muito gratificantes pela receptividade do público que visita o complexo”, explica a fundadora do Grupo Iaçá, Rosa de Oliveira. 

Nascido no bairro da Pedreira, em Belém, o Grupo Iaçá reúne um elenco de mais de 50 pessoas, entre músicos e  dançarinos. A apresentação conta ainda com a participação de integrantes dos projetos Flor da Idade (formado por idosos) e Curumim (que trabalha com crianças). Nesta nova versão de “Todo rio é minha rua” será apresentada a Ciranda do Norte, manifestação típica da região do Baixo Amazonas, que inclui valsa, xote e quadrilha.

O projeto Pôr-do-Som é uma iniciativa mantida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. Confira a programação cultural completa no site: www.estacaodasdocas.com.br.

Serviço: Projeto Pôr do Som com o Grupo Iaçá e o espetáculo “Todo rio é minha rua” Nesta sexta-feira, 4, a partir das 18h30, na Orla do Armazém 3 – Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n - Campina). Informações: (91) 3212-5525, ramal 30. Entrada gratuita.