Pronto-Socorro da Augusto Montenegro chega a marca de 1000 atendimentos pediátricos
Em menos de 20 dias de funcionamento, a unidade já salvou diversas vidas com urgência e cirurgias de médio e alto risco
Em menos de 20 dias de funcionamento, o Hospital Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (HPRM) chegou ao milésimo atendimento na pediatria, uma das principais referências da unidade hospitalar. O número registrado evidencia a resolutividade do hospital em uma região estratégica para a demanda assistida, que compreende a Região Metropolitana de Belém, sobretudo dos bairros do entorno, como Bengui e Mangueirão, e distritos de Icoaraci e Outeiro, que podem contar com o atendimento disponível 24h, em regime portas-abertas (sem a necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica). A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto ACQUA em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (SESPA).
Paciente do milésimo atendimento, Isaac Kaleu Ferreira.
Joyceane Ferreira Lopes, mãe de Isaac Kaleu Ferreira, 10 anos, o paciente número 1000 d o hospital, precisou de atendimento para o filho no PSRM, e como mora no bairro do Tenoné, que fica nas proximidades do hospital, conseguiu chegar rapidamente para que o filho fosse assistido em situação de urgência. A mãe elogiou a estrutura do hospital, o atendimento e a ambientação.
“Fomos bem atendidos do início ao fim. Começando pela recepção, até chegarmos ao médico e à equipe de enfermagem. O Hospital é lindo. Achei tudo muito bonito. A gente percebe que tudo foi pensado com muito carinho para a população. A gente precisava tanto de algo assim. A sala onde as crianças ficam para relaxar e brincar é muito bonita”.
O pequeno Isaac, ao ouvir sua mãe falando sobre o atendimento, também quis comentar. “Eu achei tudo bonito, gostei daqui”, disse o garoto, enquanto estava visitando a sala de ambientação da unidade de internação pediátrica.
Para o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, o número 1000 é emblemático, e evidencia a grande importância do hospital aos bairros vizinhos, à Região Metropolitana de Belém (RMB), e para o fortalecimento da saúde pública no Pará.
“É muito gratificante saber que chegamos aos mil atendimentos na pediatria, pois sabemos que tem 21 dias que o hospital foi inaugurado. São apenas 19 dias de funcionamento, e os números deste início já demonstram a grandeza desta unidade hospitalar, e a sua importância para a população”, enfatiza.
O gestor aproveitou para destacar o empenho das equipes durante esses dias, onde os protocolos, fluxos de atendimento, criação de comissões, conforme preconizações do Ministério da Saúde, regulamentos, instruções de trabalho, principalmente os relacionados à assistência ao paciente, estão sendo consolidados.
“Tenho muito orgulho do que a equipe do PSRM construiu e conseguiu realizar em tão pouco tempo, nesse processo de atendimento pediátrico. E não me refiro só à equipe assistencial; me refiro a todos os que estão neste início dando o melhor para que tudo funcione a contendo. Isso destaca não só a importância do Hospital, mas a união da equipe que tem se desdobrado para que tudo dê certo, e o paciente tenha a melhor assistência à saúde possível”, reconhece o diretor.
Conforme o supervisor operacional do PSRM, Allan Patrick Aquino Silva, um dos primeiros funcionários do PSRM, fazer parte do time de colaboradores desde as primeiras etapas de construção do novo Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo, até alcançar o milésimo atendimento "é uma jornada profundamente significativa".
"Acompanhar de perto cada fase do processo, desde a concepção até a operação plena, nos enche de orgulho e satisfação. Cada tijolo colocado, cada procedimento estabelecido representa nosso compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade que servimos. É incrível testemunhar a evolução do espaço e, ao mesmo tempo, vermos de forma tangível o impacto positivo que temos na vida das pessoas a cada paciente atendido. Estamos unidos por um propósito comum, e essa camaradagem fortalece nosso compromisso com a missão de proporcionar cuidados de saúde de excelência e empatia a cada indivíduo que busca nossa ajuda", destaca.
Com 19 dias cravados de funcionamento, além dos mil atendimentos pediátricos, já foram realizadas 10 cirurgias de pequeno, grande e médio porte, onde os pacientes tiveram acesso a média e alta complexidade assistencial, como a exemplo dos atendimentos na UTI, além de 79 internações.
Com infraestrutura setorizada, a unidade de saúde construída pelo Governo do Pará funciona oferecendo serviços de média e alta complexidade, e nesse primeiros 20 dias dessa fase de implantação dos serviços de referência, a equipe assistencial está atuando no atendimento de urgências pediátricas, incluindo suporte ao Hospital Regional Público Abelardo Santos. A unidade já começou a realizar cirurgias geral (pediátrica) e, em breve, ampliará o perfil de atendimento para adultos.
Texto: Joelza Silva.